28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
07/07/2021

Educadoras de Itacoatiara participam de residência com foco no desenvolvimento profissional dos trabalhadores da Educação

Foto: Divulgação/Seduc-AM

Equipe da EE Mirtes Rosa Mendes se destacou pelo protagonismo na superação dos desafios impostos pela pandemia

Um ensino que transforma e inspira. Este foi o motivo que levou três educadoras da Escola Estadual (EE) Professora Mirtes Rosa Mendes de Mendonça Lima, em Itacoatiara, a serem selecionadas para participar da Residência Iungo, espaço de interação entre profissionais da Educação Básica, com foco em ações de formação continuada baseadas na aprendizagem colaborativa, na produção e no compartilhamento de experiências e conhecimentos dirigidos à prática docente.

 

Do Amazonas, participam a gestora Fernanda Rodrigues de Souza e as professoras Heldenora dos Santos Moreira e Delma Marques Rocha Coelho. Juntas, elas se destacaram pelo protagonismo, empatia e capacidade de superação ao mobilizarem a comunidade escolar para superar os desafios da Educação na pandemia, como, por exemplo, o acesso restrito dos alunos à tecnologia para o ensino remoto.

 

“Ser residente Iungo é ser protagonista do nosso conhecimento, no qual podemos estar em uma comunidade de aprendizagem que contribui na nossa escola, transformando vidas e criando oportunidades para que nossos professores e alunos também sejam protagonistas do conhecimento”, explica a gestora Fernanda Rodrigues de Souza.

 

Veja também 

 

Servidores de educação são imunizados contra a H1N1, pela prefeitura, na sede da Semed

 

Prefeitura de Manaus dá início à redistribuição de vagas remanescentes do programa Bolsa Universidade

Na unidade escolar, as educadoras têm trabalhado, junto ao corpo docente, para engajar os estudantes e a comunidade escolar, por meio de comunicados da escola nas rádios locais, grupos de pais e alunos pelas redes sociais e visitas periódicas às casas dos estudantes para garantir a frequência nas aulas remotas. Ao final dos oito meses de residência, as educadoras irão apresentar o projeto em uma jornada formativa on-line, promovida pelo Instituto Iungo.

 

De acordo com a professora Delma Coelho, esta é uma oportunidade única para interagir com profissionais de outros estados. “Durante a residência, nós buscamos compartilhar nossas experiências e adquirir novos conhecimentos na prática docente, para aplicá-los em nossa escola”, afirmou a professora.

 

Multiplicadoras - Na Residência Iungo, as educadoras recebem uma formação qualificada, onde devem desenvolver um projeto formativo para estender essa oportunidade aos seus colegas. A proposta é pautada na aprendizagem baseada em projetos, alinhada ao Novo Ensino Médio e à realidade da escola e da comunidade.

 

Especialista em Tecnologia Educacional e graduada em Educação Física, a professora Heldenora dos Santos Moreira, que atua há 24 anos na rede estadual, explica que a residência permite ultrapassar barreiras geográficas. “Através dessa metodologia inovadora, teremos a oportunidade de integrar a pesquisa com a ação, de forma que ajudará no nosso desenvolvimento profissional”, finalizou.

 

Sobre o Instituto - O Iungo é um instituto sem fins lucrativos cujo objetivo é promover o desenvolvimento profissional de professores no Brasil. Ele aposta na potência transformadora dos educadores e gestores escolares e acredita que, juntos, pode-se construir uma Educação com mais significado e qualidade para os estudantes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Com esse foco, o instituto promove formação docente, produz material didático e pedagógico e desenvolve pesquisas sobre a atuação docente e inovação em Educação. Para mais informações, basta acessar www.iungo.org.br ou entrar em contato pelo e-mail contato@iungo.org.br. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.