24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
20/01/2017

El Chapo é extraditado para os EUA, diz governo mexicano

Foto: HO / AFP

Chefe do cartel de Sinaloa estava preso em Ciudad Juárez, no México, desde maio

Joaquín "El Chapo" Guzmán, líder do cartel de Sinaloa e um dos mais famosos narcotraficantes do mundo, foi extraditado do México para os EUA na quinta-feira (19). A informação foi confirmada pelo governo mexicano. El Chapo estava em uma prisão em Ciudad Juárez desde maio de 2016. Em outubro, um juiz mexicano havia autorizado a extradição.

 

O Departamento de Relações Internacionais mexicano informou, através de suas redes sociais, que El Chapo teria sua extradição concluída dia 19. Segundo a "Televisa", El Chapo se encontrava por volta daas 20h30m (horário de Brasília) no aeroporto de Ciudad Juárez, de onde foi levado para Nova York.

 

Veja também 

México autoriza extradição de 'El Chapo' aos EUA

 

O chefão de Sinaloa foi acusado em 2009, juntamente com outros líderes de cartéis mexicanos, de enviar milhares de toneladas de cocaína aos EUA entre 1990 e 2005, além de dividirem rotas para transporte de drogas e obter os entorpecentes de organizações criminosas da Colômbia.

 

El Chapo foi preso em Ciudad Juárez, cidade próxima à fronteira mexicano com os EUA, após sua recaptura em janeiro de 2016. Meses antes, o narcotraficante havia escapado da prisão de segurança máxima de El Altiplano, também no México.

 

A extradição de El Chapo só foi autorizada após os EUA apresentarem garantias de que não condenariam o narcotraficante à pena de morte, que não é permitida na legislação mexicana. A defesa de El Chapo chegou a apresentar dois recursos contra a extradição, ambos negados pela Suprema Corte do México, e ameaçou levar o caso à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.