23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
31/10/2020

Eleições EUA: Trump pode judicializar resultado da eleição caso Biden vença

Foto: Reprodução

Especialista diz temer que atual presidente não aceite resultado da votação caso Biden seja eleito

Faltando três dias para a eleição presidencial norte-americana de 2020, Donald Trump aparece em desvantagem em relação a seu adversário, o democrata Joe Biden. Atrás nas pesquisas de intenção de votos, o republicano tenta uma mobilização de última hora para reverter a situação. Entretanto sua situação é complicada.

 

Para Leandro Consentino, cientista político e professor do Insper, existe a possibilidade de que Trump não aceite o resultado da votação e acabe levando o caso à Justiça. “Eu tenho um temor de que, se o Donald Trump perder, ele pode judicializar essa questão, inclusive tendo mais uma aliada na Suprema Corte”, explica Leandro, que continua:

 

“Isso seria péssimo. Isso não tem muitos precedentes. Não é uma coisa que eu espero, mas é uma coisa que eu temo que possa ocorrer numa configuração nova que a gente tá assistindo neste tipo de governos populistas”.

 

Veja também

 

O que muda para o Brasil em caso de vitória de Joe Biden?. ENTENDA

 

Casais gays correm para oficializar uniões por medo de perderem direitos nos EUA

Grande comparecimento


Além de alertar para a possibilidade de judicialização das eleições , Leandro diz que acredita que haverá um grande comparecimento da população. “Isso já tá se verificando de forma antecipada e eu acho que isso tende a se intensificar à medida que chega perto do pleito”, afirma o cientista, que afirma que esse “talvez seja um dos mais altos comparecimentos que a gente já têm visto nos últimos tempos”.

 

Até o momento, já foram registrados mai sde 77,8 milhões de votos feitos de maneira antecipada pelos americanos. Os votos antecipados já representam mais da metade (56,6%) dos votos registrados no pleito de 2016. Dentre os votantes, estão os dois candidatos à presidência.

 

O que está em jogo?


Além do cargo de presidente dos Estados Unidos , Leandro diz que está em jogo o futuro da configuração da política norte-americana, uma vez que o candidato eleito pode ter a minoria na Câmara. “O candidato eleito vai ser um presidente que vai conseguir a maioria no congresso ou se vai ser um presidente minoritário. Então, no caso tanto da vitória do Joe Biden quanto da vitória do Donald Trump , é importante saber se elas são acompanhadas pela vitória dos democratas e dos republicanos em uma casa ou nas duas.”, explica Leandro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Vale lembrar que, hoje, a Câmara dos Representantes possui maioria democrata e o Senado dos Estados Unidos possuem maioria republicana. 

 

iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.