28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
26/02/2020

Em 10 horas de operação, Detran-AM flagra 105 motoristas alcoolizados em Manaus

Foto: Paulo Bahia/Detran-AM e Michell Mello/Secom

 A fiscalização da Lei Seca em Manaus, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), flagrou 105 motoristas dirigindo sob efeito de álcool entre a noite de sábado (22/02) e a manhã deste domingo de Carnaval (23/02). Durante cerca de 10 horas de operação, 1.787 testes de alcoolemia foram realizados pelos agentes de trânsito, e 34 veículos foram removidos ao parqueamento do órgão por diversas irregularidades.

 

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, reforça que é extremamente importante o trabalho preventivo com a educação, mas também o trabalho repressivo, ostensivo, mostrando para a população que o Detran está nas ruas.

 

“É natural que nós estejamos nas ruas, combatendo principalmente a combinação de álcool e direção. Assim como as festas de fim de ano, o Carnaval também requer uma programação maior das forças policiais do Detran Amazonas, e por essa razão nós intensificamos as nossas ações. Estamos trabalhando empregando todo o efetivo dos nossos agentes de trânsito, integrados com as forças policiais, com o Batalhão de Trânsito e Polícia Civil, para que possamos ofertar à população amazonense segurança, evitando isso acidentes e vítimas fatais no trânsito”, disse o gestor.

 

Veja também

 

IMAGENS FORTES! Colisão entre caminhões mata um motorista e deixa outro gravemente ferido na rodovia AM-070. VEJA VÍDEO

 

IMAGENS FORTES! Acidente grave entre duas motocicletas mata uma jovem e deixa dois gravemente feridos em Codajás, interior do Amazonas. VEJA VÍDEO

 

No Amazonas, a fiscalização da Lei Seca ocorre por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Detran-AM, Polícia Civil e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). A operação ocorreu de forma itinerante em diversas zonas da capital. Durante cerca de horas de fiscalização, 208 multas foram aplicadas, além de 92 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 22 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) foram recolhidos.

 


Os veículos recolhidos foram removidos para o Parqueamento do Detran-AM, localizado no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, até que os proprietários regularizem as pendências.

 

 

O médico Vitor Albuquerque foi um dos motoristas abordados e aprovou a fiscalização. “Eu acho extremamente importante porque, ultimamente, principalmente nessa época do ano, Carnaval, essas coisas, o pessoal começa a extrapolar e a responsabilidade pode gerar muitos acidentes”, disse.

 

Lei Seca

 

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o condutor cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

 

 

A Lei Seca não permite a direção de veículos sob efeito de qualquer quantidade de bebida alcoólica ingerida pelo condutor. Caso o índice seja a partir de 0,34 mg/L, o motorista é preso em flagrante.


Educação

 

Fotos: Divulgação

 

Neste Carnaval, o Detran-AM também entrou na folia para promover um trânsito seguro por meio de ações educativas dinâmicas. O “Bloco do Detran” está passando em bares, blocos, bandas de Carnaval e pelo Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo) levando alegria e conscientização para o trânsito por meio de abordagens educativas e encenação teatral para alertar os motoristas sobre os riscos de misturar bebida e direção.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A ação é promovida pela Gerência de Educação para o Trânsito da instituição. Na noite do sábado (22/02), cerca de 5 mil pessoas foram alcançadas pelas ações educativas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.