29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
09/12/2019

Em desafio com francesa, Ana Marcela é aclamada com vitória no Rio Negro Champions

Foto: Divulgação

Brasileira supera Aurélie Muller no duelo que fez parte do desafio do Rio Negro Challenge Amazônia, em prova disputada em Manaus.

Aclamada por centenas de pessoas presentes na Ponta Negra neste domingo, dia 08, a brasileira Ana Marcela Cunha conquistou o primeiro título para o Brasil do Rio Negro Champions, desafio de 8,5km do Rio Negro Challenge Amazônia.

 

Numa disputa acirrada, a tetracampeã mundial deixou para trás a francesa Aurélie Muller e cruzou a linha de chegada em 1h56min05seg de prova, enquanto a atleta olímpica fechou em 02h01min00seg. A apresentação de ponta mostrou a força de duas referências mundiais diante do mais extenso rio de águas negra do mundo.

 

- A prova é diferente, não é circuito, como estamos acostumados, é você sozinho. Para gente, isso não é comum, algo que a gente vai encontrar de dificuldade na Olimpíada, por exemplo, pois é bem parecido, com a única diferença que a água lá é salgada, mais pesada e com mais corrente. É nossa preparação visando os Jogos Olímpicos e isso aqui faz parte do que a gente quer ano que vem, e por isso estamos aqui.

 

Veja também

 

Copa Rede Amazônica de futsal de 2020: com menos times, inscrições abrem dia 14

 

Seleção Amazonense de Basquetebol em Cadeira de Rodas é definida e já se prepara para competição regional

 

A prova este ano foi bem mais forte e estou muito feliz com o jeito que eu nadei e por ter vencido - considerou Ana Marcela.

 

Ana Marcela foi aplaudida pelo público na chegada — Foto: Nathalia Silveira

 

Campeã mundial dos 10 km em Kazan-2015 e Budapeste-2017, Aurélie Muller estreou suas braçadas no Rio Negro e afirmou que o evento serviu de preparação para seu novo ciclo, que entre alguns objetivos, está a classificação para as Olímpiadas, mas desta vez mirando os 1.500 metros de piscina. Além disso, ela elogiou a forma como foi recebida pelos amazonenses.

 

- Primeira vez que volto ao Brasil depois dos Jogos Olímpicos (2016) e agradeço ao Fernando Possenti pelo convite. A prova foi muito dura, pois tirei um período de férias sem treinar, e estava muito quente, mas foi uma ótima experiência Eu levo daqui os passeios, a cultura e a certeza que dividimos os mesmo valores, que é o respeito um com o outro. Meu foco agora é fazer o melhor tempo e ser classificada para as Olimpíadas - explicou.

 

Travessia elite internacional


Com seis países disputando o pódio da Travessia Almirante Tamandaré Elite Internacional – Espanha, Portugal, Equador, Peru, França e Brasil – a prova foi um verdadeiro espetáculo. Pelo masculino, o equatoriano Esteban Enderica levou a melhor cravando 01h52min03seg. O brasileiro Allan do Carmo e Guillem Pujol conquistaram prata e bronze, respectivamente, ao finalizar a prova em 01h53min45seg e 01h54min22seg.

 

Pela categoria feminina, Almirante foi dominada pela representante do Peru, Maria Bramont, seguida de Angélica André (Portugal) e Maria Vilas (Espanha), com os tempos de 01h58min23seg, 02h00min38seg e 02h01min50seg, respectivamente.

 

Alan do Carmo ficou em segundo lugar no pódio da Elite maculina — Foto: Nathalia Silveira

 

Travessa Almirante Tamandaré


A mais tradicional travessia do Amazonas, a Almirante Tamandaré, teve uma representante do Amazonas e de São Paulo no pódio. Fisioterapeuta da seleção brasileira de águas abertas, Alexander Rehder foi quem conquistou o ouro pela masculina em 2h14min26seg. Na feminina, a amazonense Isabele Farias reinou absoluto e, ao competir pela primeira vez a prova, abocanhou o ouro com o tempo de 02h41min15seg. A nadadora do La Salle já é conhecida do desafio. Isso porque, pelo evento, é tricampeã dos 1,5km geral e bicampeã dos 3km.

 

Maratona Aquática – 500m / 1,5km / 3km e Relay 500


Diretamente de Boa Vista (RR), Geilson da Silva Campos, 16, desbancou os atletas da casa e liderou a Maratona Aquática 3km, fechando a prova em 00h37min54seg. O atleta do Sinpol dedicou a vitória à família e amigos, ao explicar que quando o cansaço bateu no meio do Rio Negro, eles foram primordiais para o jovem forçar as braçadas.

 

Na briga pela categoria feminina dos 3km, a medalha de ouro ficou com Vitória Eugênia Castro (00h46min33seg), a prata com Márcia Regina Tavares (00h46min51seg) e a bronze com Ana Luísa Egues (00h49min25seg).

 

Pódio feminino do desafio 3k — Foto: Nathalia Silveira

Fotos: Reprodução

 

Fizeram dobradinha dourada nos 1,5km os atletas amazonenses Ana Debora Sampaio (00h21min42seg) e Felipe Andrade (00h21min32seg). Nos 500 metros, o lugar mais alto do pódio foi ocupado por Yasmim Oliveira (00h08min17seg) e Joan Sebastian (00h08min22seg).

 

Pelo Relay 500, realizado no sábado, dia 07, as equipes campeãs foram do La Salle (Claudia Coiman, Camila Valdez e Juanita Quijano) e Vapo (Caio Souza, Felipe Andrade e Brenno Mar) com os tempos de 00h25min11seg e 00h21min07seg, respectivamente.

 

Balanço da prova


Ao todo, 383 atletas participam do RNC 2019, sendo 90 atletas de 13 diferentes estados, entre Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Goiás, Pará, Paraná, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará. Para o organizador do RNC, Pierre Gadelha, o desafio mostrou sua evolução nos últimos seis anos e provou que Manaus pode oferecer campeonatos de qualidade.

 

- O que aconteceu aqui foi um marco para a história do Rio Negro Challenge, que começou com provas pequenas e hoje reuniu 13 atletas internacionais e 23 títulos mundiais, ou seja, entrou para outro patamar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Qualidade, segurança, respeito ao atleta, disputas intensas e muita responsabilidade definiram o Rio Negro Challenge 2019, que agora tem a missão de se superar e destacar cada vez mais. Não somos mais uma marca desconhecida e acredito que deixamos de ser o melhor evento de águas abertas da região Norte para concorrer com os melhores do País - destacou Gadelha.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.