28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
21/05/2019

Em encontro com representantes da ONU, governador Wilson Lima discute situação de venezuelanos no Amazonas

Foto: Diego Peres/Secom

Reunidos em Manaus até esta terça-feira (21/05), para discutir experiências e desafios no atendimento de refugiados e migrantes, representantes de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e o coordenador operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária de Roraima, general Eduardo Pazuello, foram recebidos pelo governador Wilson Lima, na sede do Governo, na zona oeste da capital. 

 

No encontro, na segunda-feira (20/05), a comitiva apresentou ao governador o Programa de Interiorização de Venezuelanos, que completou um ano em abril, e levou mais de 5 mil venezuelanos para 67 cidades brasileiras.

 

Veja também 

 

Lewandowski assume na Aleam compromisso de lutar pelo bem-estar da população do Amazonas

 

 

Manaus foi um dos locais que recebeu imigrantes por meio do programa de interiorização do Governo Federal. Foram estabelecidas quatro modalidades de interiorização: encaminhamento para abrigos na cidade de destino, viagem já com vaga de trabalho definida, reunião familiar e sociedade civil.

 

 

Além do general Pazuello, participaram do encontro com o governador representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e as titulares das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, e de Assistência Social (Seas), Márcia Sahdo. 

 

Para o governador Wilson Lima, o cenário que se desenhou no Amazonas é semelhante ao que Roraima, ainda que em menor proporção. “Temos que discutir e desenvolver ações em conjunto e encontrar boas soluções para venezuelanos e brasileiros. Um abrigo improvisado se instalou no entorno da rodoviária da capital e isso tende a aumentar se não agirmos. Já trabalhamos em parceria com a Prefeitura, e o Estado está disposto a contribuir no que for possível”, afirmou.

 

 

Ao todo, até o dia 29 de março deste ano, foram acolhidas 757 pessoas em Manaus. A Rodoviária da capital tinha 462 pessoas; no Abrigo do Coroado: 178; no Tarumã: 142 pessoas; no Alfredo Nascimento: 437.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

De acordo com a secretária da Sejusc, Caroline Braz, o Governo do Estado está trabalhando de forma integrada com órgãos municipais e estaduais com o objetivo de solucionar as demandas relacionadas à migração e refúgio. "Nosso objetivo, através deste encontro, é conhecer mais do modelo de acolhimento que já está dando certo para que estas medidas também sejam aplicadas em nosso estado, além de conseguir recursos para ações", afirmou. 

 

Seminário

 

Fotos: Diego Peres/Secom

 

O seminário, realizado pela Embaixada da França no Brasil e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), discute os casos de vulnerabilidade e os desafios e boas práticas de países latino-americanos no atendimento a refugiados e migrantes venezuelanos. Representantes dos governos federal, dos estados do Amazonas e de Roraima, da cidade de Manaus, entidades da sociedade civil, além de especialistas do Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, União Europeia e agências das Nações Unidas participam do evento.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.