23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
27/02/2020

Em janeiro, Polícias Civil e Militar recuperaram 237 veículos com restrição de roubo e furto

Foto: Divulgação

Polícias Civil e Militar recuperaram 237 veículos com restrição de roubo e furto

Mais de 230 proprietários tiveram seus veículos recuperados pelas polícias em janeiro de 2020. Subtraídos em casos de roubos ou furtos, os veículos foram localizados pelas Polícias Militar e Civil durante ações desencadeadas, em Manaus, no último mês. No período, as polícias devolveram diariamente oito carros, em média, aos seus verdadeiros donos.

 

Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e refletem os trabalhos desenvolvidos pelas Polícias Militar e Civil, sendo que esta possui uma unidade especializada em investigações desse crime. O titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), delegado Cícero Túlio, orienta que as vitimas desse tipo de ocorrência devem entrar em contato imediato com a polícia através do número 190.

 

A medida agiliza o trabalho de localização do automóvel, que passa a ser buscado por meio da rede de rádio. Mas só a ligação para o 190 não é suficiente. A vítima deve fazer o registro imediato do Boletim de Ocorrência na sede da DERFV. Com isso, é feita a restrição da placa do automóvel nos sistemas de segurança de todo o país.

 

Veja também

 

Rocam recebe denúncia e prende oito membros de facção criminosa durante 'reunião do crime' regada a muita droga, na Zona Sul de Manaus

 

Cabo PM de folga presencia crime e prende dois assaltantes venezuelanos na Avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul de Manaus

 

“Dos veículos que são furtados ou roubados no Amazonas, entre 65% a 70% são localizados e restituídos para os seus proprietários. Alguns veículos demoram um pouco mais para serem encontrados, enquanto outros são localizados quase imediatamente após o fato criminoso”, enfatiza Túlio.


Há casos de veículos encontrados pela polícia não resgatados pelos donos. Isso ocorre, geralmente, quando o automóvel tem seguro. Nos casos em que os donos não são identificados, é encaminhado para o depósito da Polícia Civil, remetendo ao juiz o destino do veículo.

 

As polícias têm trabalhado de forma integrada, compartilhando informações e dados de ocorrências na busca de identificar placas clonadas, combater receptação e adulteração de sinal de veículos e o desmanche.

 

A penalidade aplicada a quem pratica esses crimes leva em conta fatores como antecedente e qualificação criminal, e pode variar de um a quatro anos de prisão, em casos de furto, e de quatro a dez anos, quando o crime for roubo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

A DERFV fica na rua 06, conjunto Bela Vista, no Planalto. O telefone de contato da unidade é o (92) 3216-7310.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.