19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
29/02/2020

Em menos de 24 horas, Amazonas identificou, testou e descartou o diagnóstico de coronavirus em paciente em Manaus

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde descarta a possibilidade de diagnóstico para Covid-19 em Manaus

Em menos de 24 horas, o Amazonas identificou, testou e descartou o diagnóstico para Covid-19 (novo coronavírus) em uma paciente de 39 anos, que está internada na rede particular de Manaus. Este é o primeiro caso investigado no Estado.

 

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), foi notificada do caso suspeito pelo hospital na noite de sexta-feira, 28, por volta das 18h.

 

Neste sábado, às 14h, após três testes laboratoriais, a paciente testou positivo para Vírus Sincicial Respiratório (VRS), o que descarta a possibilidade de diagnóstico para Covid-19.

 

Veja também

 

Secretaria de Saúde monitora dois casos suspeitos de Coronavírus em Manaus

 

Mais de 50 países registram casos de coronavírus; veja quais

 

Em coletiva, na sede da FVS, em Manaus, o secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, destacou o trabalho em rede entre a vigilância estadual, municipal e a unidade particular.

 

“De forma rápida e integrada, as vigilâncias do Estado e do Munícipio de Manaus realizaram a investigação epidemiológica, a paciente atendia todos os critérios como casos suspeitos, e desse modo o Laboratório de Saúde Pública, da FVS, realizou a coleta de amostras biológicas da paciente e o resultado divulgado hoje é que foi positivo para Vírus Sincicial Respiratório, portanto, a notificação foi descartada”, informou Rodrigo Tobias.

 

Segundo a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, o trabalho demonstra que tanto a rede de assistência pública e quanto a privada estão sensíveis à vigilância.

 

Rosemary Costa Pinto, diretora-presidente

da FVS-AM - (Foto: Divulgação)

 

“Desde de janeiro a FVS, em conjunto com a Fundação Tropical, vem realizando capacitação para os profissionais de saúde, voltado para SRAG, e com a mudança do cenário epidemiológico do Covid-19, vem reforçando as atualizações de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS)”, declarou Rosemary.

 

O secretário municipal de Saúde de Manaus, Marcelo Magaldi, que também participou da coletiva, ressaltou a importância das medidas de prevenção para o Covid-19, que servem para proteção contra todos vírus, e pediu que a população se sensibilize com relação às orientações divulgadas pelos órgãos de saúde.

 

“O serviço de saúde está bem alinhado para enfrentar e minimizar o impacto, e, deste modo, reforçamos que pessoas com febre, tosse, dificuldade para respirar, procurem uma unidade de saúde antes de agravar”, declarou o secretário municipal de Saúde.

 

Definição de caso suspeito

 

A paciente de 39 anos entrou para a classificação de suspeita porque atendia a um dos três critérios de definição de caso para o Coronavírus, que foi estabelecido pelo Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

De acordo com a diretora-presidente da FVS, a paciente teve febre associada a sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade para respirar, após ter viajado para a Itália, que é uma área com transmissão local, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

 

São considerados casos suspeitos de infecção pelo Covid-19:

 

Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão local (países atualizados recentemente) nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; 

 

Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o Coronavírus (Covid-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; ou

 

Febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e contato próximo de caso confirmado de Coronavírus (Covid-19) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

 

Secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias - (Foto: Divulgação)

 

Monitorados 

 

As autoridades de saúde do Amazonas reforçaram na coletiva que não há casos suspeitos ou confirmados do Covid-19 no estado. No momento, o órgão monitora duas pessoas, residentes em Manaus, que estavam no voo do paciente “zero”, mas até agora elas não apresentam sintomas.

 

Seguindo as diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde, o monitoramento deve durar de 14 a 20 dias e está sendo realizado pela Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 


“Nós estamos acompanhando a situação de saúde deles, se eles desenvolvem algum tipo de sintoma e na eventualidade de desenvolverem os sintomas, essas pessoas vão ter coletadas amostras laboratoriais que vão ser examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen da FVS, para o descarte dos outros vírus respiratórios. Descartando algum desses vírus, e permanecendo a pessoa com sintomas, essas amostras serão encaminhadas para o laboratório do Instituto Evandro Chagas, onde serão feitas análises específicas para o novo Coronavírus”, explicou a diretora-presidente da FVS.

 

O controle no Aeroporto Internacional de Manaus também foi reforçado, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Nós temos no aeroporto um plantão da Anvisa de dois profissionais, em plantões de 24 horas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

Então esses profissionais estão acompanhando a chegada, principalmente dos voos internacionais e, sendo detectado algum paciente sintomático, é acionado todo o fluxo de atendimento e referência desse paciente e esse paciente vai passar por uma avaliação médica”, explicou Rosemary.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.