19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
25/10/2021

Emagrecer com saúde: 8 truques para perder gordura corporal

Foto: Reprodução

Emagrecer com saúde deveria ser o principal objetivo de pessoas que estão acima do peso, ou que já convivem com a obesidade. Sabemos que ter altos índices de gordura corporal pode aumentar os processos inflamatórios do organismo e favorecer o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer.

 

No entanto, grande parte das pessoas coloca a motivação estética como meta principal e deixa a saúde em segundo plano. Com isso, vem a pressa por resultados rápidos e milagrosos. É aí que entram as dietas mirabolantes e as estratégias agressivas que, até podem favorecer a perda de peso, mas, não vão te deixar emagrecer com saúde. Sem falar que, geralmente, esses métodos são pouco sustentáveis à longo prazo e contribuem para o efeito sanfona: a pessoa conquista seus objetivos e, em seguida, regride ao ponto inicial.

 

“O sobrepeso e a obesidade são o resultado de um conjunto complexo de interações entre fatores genéticos, comportamentais e ambientais. Embora milhares de dietas, poções mágicas, livros e dispositivos para perda de peso tenham sido oferecidos ao público, a etiologia multifatorial da obesidade continua desafiando médicos e pesquisadores”, relata a nutricionista Adriana Stavro.

 

Veja também

 

Conheça um chá que emagrece e ajuda a prevenir infecção urinária

 

Crise de ansiedade: o que é, sintomas e o que fazer

 

Para facilitar a vida de quem precisa perder peso, com o auxílio da especialista, listamos oito passos seguros para emagrecer de forma eficiente. Confira:

 

1 – As porções devem ser controladas
Muita atenção na hora de montar o prato de comida. “Uma pessoa deve determinar o tamanho das porções adequadas, de acordo com seus objetivos de perda de peso, níveis de atividade e necessidades individuais”, diz a especialista.

 

2 – Coma sem pressa
“Diminuir o ritmo nas refeições e escolher porções menores pode ajudar a evitar excessos, pois dá ao cérebro tempo para dizer ao estômago quando já comeu o suficiente”, revela Stavro.

 

3 – Foco na comida
Foco total na hora da refeição. “Desligar a televisão, o computador ou o smartphone durante as refeições também pode ajudar a focar na comida e não exagerar”, conta a nutricionista.

 

4 – Beba com moderação
Talvez algumas pessoas não saibam, mas o álcool é calórico e, portanto, pode engordar. “Limitar bebidas alcoólicas ou eliminá-las por completo é um bom começo para diminuir calorias vazias, que são grandes vilãs para quem quer emagrecer com saúde”, explica a especialista.

 

5 – Coma menos carne vermelha
Evitar alimentos processados também é fundamental. “Optar por peixes ou aves ajuda na perda de peso e reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes”, diz Stavro.

 

6 – Evite carboidratos refinados
“Diminua o arroz branco, pão branco, massas, tapioca, cereais matinais açucarados e similares ricos em carboidratos de alto índice glicêmico. Esses alimentos elevam rapidamente o açúcar no sangue e a insulina que, a curto prazo, podem causar um aumento repentino da fome e levar à ingestão excessiva de alimentos”, revela a nutricionista.

 

7 – Opte por alimentos integrais
“Aposte no trigo, arroz, cevada, quinua e chia. Eles são digeridos mais lentamente (baixo índice glicêmico). Dessa maneira, o efeito é mais suave sobre o açúcar e a insulina, o que ajuda a controlar a fome”, completa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

8 – Aumente o consumo de proteínas


“Existem algumas razões pelas quais comer uma quantidade maior de proteínas auxilia a emagrecer com saúde. Mais saciedade é uma delas, já que indivíduos relataram menos fome depois de comer proteínas quando comparado a ingestão de carboidratos. Maior efeito térmico é outra, pois é preciso mais energia para metabolizar proteínas que outros macronutrientes. Por fim, o ganho de massa muscular. Afinal, a proteína ajuda no ganho e manutenção da massa magra durante a perda de peso. E isso impulsiona o gasto de energia”, finaliza Stavro. 

 

Fonte: Saúde em dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.