25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
24/08/2022

Empresária usa fantasia 'blackface', considerada racista

Foto: Reprodução

Uma grande empresária do agronegócio brasileiro usou tinta escura e roupas espalhafatosas para se fantasiar de mulher negra em uma festa em Cuiabá (MT) no último sábado (20/8), numa prática chamada “blackface”, ou “cara negra”, em inglês, que remete ao período em que havia segregação racial institucionalizada nos Estados Unidos, até meados do século 20.

 

A gaúcha Carolina Scheffer (imagem em destaque) fundou em Mato Grosso, ao lado do marido, Elizeu Scheffer, o Grupo Scheffer, que hoje atua no ramo da agricultura sustentável e planta algodão, soja e milho, além de atuar na pecuária, mineração e armazenamento de grãos. Faz parte da família também o maior produtor de soja do mundo, Eraí Maggi Scheffer.

 

Na festa à fantasia, a empresária se maquiou e se vestiu como “nêga maluca”, usando também uma peruca crespa e deixando os lábios bem mais grossos usando batom vermelho.

 

Veja também

 

Karina Bacchi pede desculpas após criticar Giovanna Ewbank por agressão contra racista

 

Líderes religiosos repudiam post de Michelle Bolsonaro que mostra Lula em ritual do candomblé: 'Conceito racista'

 

A advogada e ativista Josefina Serra dos Santos, que foi a primeira diretora da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF, diz que a prática de brancos pintarem o rosto de preto é racista e desumaniza a população negra.

 

“O que esse tipo de ‘fantasia’ mostra é que quem usa está ridicularizando a população negra. Nos humilhando, dizendo para a sociedade a que ela pertence que negros são feios, toscos. Ela demonstrou todo o seu racismo”, afirma a advogada, que explicou ainda que o contexto festivo em que a empresária usou a fantasia foi conceituado pelo autor Adilson José Moreira como “racismo recreativo”.

 

“Para que os brancos possam rir, se divertir, os negros sofrem a violência de ser desumanizados”, lamenta Josefina Santos, que critica ainda a atitude dos demais convidados da festa, que conviveram pacificamente com um ato racista.

 

O uso da fantasia blackface pela empresária, aliás, só se tornou público para o resto dos brasileiros porque ela própria postou imagens da festa em suas redes sociais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A empresária bloqueou o acesso às suas redes sociais após começar a ser cobrada por internautas indignados. Ela não se pronunciou sobre o episódio e o Grupo Scheffer informou apenas que nada tinha a declarar, por o assunto ser relacionado a uma festa privada e sem relações com a empresa.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.