18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
08/07/2021

Endometriose: pesquisa aponta que riscos são maiores para mulheres que trabalham à noite

Foto: Reprodução

Segundo o estudo divulgado no Congresso Europeu de Endocrinologia, os trabalhos noturnos aumentam as chances de ter a doença

Falar sobre endometriose é cada vez mais necessário, principalmente para incentivar mulheres a buscar orientação médica e antecipar seu diagnóstico. Um dos principais sintomas da doença são as fortes cólicas menstruais, que costumam ser naturalizadas pela sociedade como "algo normal da menstruação". Mas saiba: sentir dores no período menstrual que te limitem, te impeçam de fazer atividades cotidianas e sejam insuportáveis NÃO é normal.

 

Além da difícil detecção da patologia, ainda não há explicações muito concretas sobre sua causa, nem uma cura efetiva. Sabe-se que o refluxo menstrual favorece o crescimento de tecidos endometriais em outras partes do sistema reprodutor, como trompas, ovários e ligamentos do útero ou até mesmo em órgãos, como intestino e bexiga, por exemplo.

 

Sem um tratamento que cure, as opções mais recomendadas pelos médicos são o uso de contraceptivos hormonais que inibem a menstruação, tal como pílulas anticoncepcionais sem pausa, DIU e implante hormonal. Em alguns casos, a paciente pode ser submetida à cirurgia para retirada dos focos endometriais, mas dependerá do caso, sua gravidade e qualidade de vida.

 

Veja também

 

Os segredos de beleza de Cleópatra para ter uma pele perfeita. VEJA

 

JÁ USOU? 5 peças de moda dos anos 70 que estão em alta

 

Investigação

 

O que acontece se não tratar a endometriose? | Clínica Viver

 

Embora a causa seja ainda desconhecida, são feitos estudos e pesquisas constantes para desvendar cada vez mais os motivos por trás da doença. No mais recente Congresso Europeu de Endocrinologia, foi mostrada uma pesquisa liderada pela professora Eva Kassi da Universidade Nacional Capodistriana de Atenas, na Grécia, a qual indica que mulheres que trabalham em períodos noturnos têm risco aumentado de desenvolver a endometriose.

 

MENSTRUAÇÃO IRREGULAR: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM SEU CORPO?

 

27 pacientes com endometriose ovariana confirmada participaram do estudo, todas são trabalhadoras noturnas e possuem menstruação irregular. A avaliação desse grupo contou com a observação de alguns genes (PER, CRY e Clock) responsáveis pelo ritmo circadiano — período de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico, em que o organismo responde às variações de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

 

A partir dessa análise, os médicos perceberam uma redução na expressão dos genes PER-2, que influencia na atividade locomotora, no metabolismo e no comportamento; no gene CRY-1, associado às alterações no sono; e no gene Clock, relacionado à regulação do ciclo biológico.

 

Mas o que isso quer dizer? As alterações mostram distúrbios específicos do grupo, capazes de fornecer mais informações sobre a enfermidade. Para o ginescologista e obstetra especialista em endometriose Marcos Tcherniakovsky, essas descobertas darão uma melhor compreensão sobre o ritmo biológico e suas disfunções. Além disso, embora não seja suficiente para compreender o todo, a pesquisa divulga um assunto que deve ser acompanhado e até mesmo suscitar novos estudos e debates.


“Cabe ressaltar que este estudo foi realizado em um número muito pequeno de mulheres e que vários outros se fazem necessários para uma melhor conclusão, mas serve de alerta para novas situações que possam prejudicar uma mulher com endometriose”, diz o médico.

 

Menstruação irregular: Conheça 6 das principais causas - Korui

Fotos: Reprodução

 

Outro ponto também destacado pela investigação, foi o aumento na proteína chamada NR1D1 que modula o comportamento relacionado com a sociabilidade e ansiedade especificamente. Antes disso, não havia sido publicado nada em relação às alterações nos genes do relógio central e ao impacto em portadoras da endometriose.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.
 

Continuar com testes e investigações sobre a doença é primordial para fornecer resultados e informações mais precisas, que possam direcionar e auxiliar na detecção, controle e até mesmo prevenção do problema.

  

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.