20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
12/07/2022

Endometriose: toda mulher deve conhecer estes 5 sintomas

Foto: Reprodução

Endometriose: Você não consegue engravidar ou tem dores menstruais extremamente fortes todos os meses? A endometriose pode ser a culpada. Os sintomas típicos incluem fortes dores menstruais e infertilidade.

Muito difundido, mas ainda desconhecido por muitas mulheres: Estamos falando sobre a doença endometriose. Os sintomas típicos não ocorrem em todas as mulheres, por isso às vezes passam despercebidos. Muitas vezes só é descoberto quando surge o desejo de ter filhos e a gravidez simplesmente não dá certo.

 

A endometriose é uma doença que afeta apenas mulheres. Sintomas como infertilidade e fortes dores menstruais podem tornar a vida das mulheres um inferno.

 

Veja também 

 

Falta de informação sobre contracepção afeta a liberdade das mulheres

 

DIU: Conheça 6 mitos e verdades sobre o método contraceptivo

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENDOMETRIOSE 

 

Na endometriose, o revestimento do útero não só cresce na cavidade uterina – como em uma mulher saudável – mas também fora do útero em outros órgãos. O tecido geralmente cresce nas proximidades do útero, nas trompas de falópio e nos ovários. Também pode crescer entre os intestinos e o útero.

 

Como o excesso de tecido pertence ao útero, ele está intimamente relacionado ao ciclo menstrual e é eliminado e excretado com a menstruação. Isso garante os sintomas típicos da endometriose, como dores menstruais muito fortes.

 

A doença é crônica, mas desaparece por conta própria com o início da menopausa. Existem diferentes métodos de tratamento, dependendo de onde o excesso de tecido está localizado. 

 

endometriose-o-que-e-quais-sintomas-tem-tratamento-2

 

ENDOMETRIOSE: SINTOMAS TÍPICOS


Dependendo de onde ocorre a endometriose, os sintomas podem ser diferentes. Como na maioria dos casos ocorre perto do útero, estes cinco sintomas são típicos:

 

1. Cólicas severas


Um dos sintomas clássicos da endometriose são cólicas muito severas durante a menstruação. Em casos raros, a endometriose também pode causar dor persistente não relacionada à menstruação.

 

2. Distúrbios do ciclo menstrual


A endometriose tem outros sintomas típicos. Os distúrbios do ciclo menstrual também ocorrem em muitas mulheres afetadas. Você sofre de sangramento intermenstrual e manchas. Além disso, o sangramento menstrual costuma ser muito intenso e dura mais do que a média de quatro ou cinco dias.

 

3. Infertilidade


A maioria das mulheres com endometriose é infértil ou tem dificuldade de engravidar se a doença não for tratada.

 

4. Dor nas costas


Se a área entre os intestinos e o útero for afetada pela endometriose, sintomas como dor nas costas durante a menstruação podem ser adicionados, assim como dor durante a relação sexual.

 

5. Sangue na urina / fezes


Um sintoma raro da doença é o sangue na urina ou nas fezes, se o tecido aparecer na bexiga ou nos intestinos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

AS OPÇÕES DE TRATAMENTO 


A doença em si não precisa de tratamento, a endometriose não é perigosa. Se ocorrerem sintomas como dor intensa, a terapia deve ser discutida com o médico. Existem duas maneiras de fazer isso: medicação ou cirurgia. Frequentemente, uma operação é realizada e tratada com medicamentos (terapia hormonal) para que o novo tecido não se forme imediatamente.

 

Fonte: We Fashion Trends 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.