28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/11/2022

Entenda a confusão mental que acontece durante a menopausa

Foto: Reprodução

Além dos clássicos sintomas físicos, um sintoma muito presente na menopausa é o impacto cognitivo, que pode se apresentar por meio de sinais como memória afetada e confusão mental.

 

Apesar de não ser um termo médico, a “confusão mental” é experienciada por muitas mulheres em idade pós-reprodutiva. E esse declínio cognitivo é um fator negativamente impactante para o trabalho e a produtividade em geral. Entenda mais com informações da “Women’s Health”.

 

DECLINIO COGNITIVO DURANTE A MENOPAUSA 


Segundo um estudo do “Journal of Women’s Health & Gender-Based Medicine”, 60% das mulheres relatam ter dificuldades cognitivas durante a transição para a menopausa — por volta dos 49 anos e pode durar entre quatro e 10 anos.

 

Veja também

 

Quatro startups de mulheres que se uniram a gigantes e se agigantaram

 

Pesquisadora do Amazonas é vencedora do prêmio Para Mulheres na Ciência, da LOréal Brasil

De acordo com a pesquisa, as mulheres entrevistadas apontaram dificuldade em testes de memória verbal (lembrar novas informações e palavras aprendidas) e fluência verbal (recuperar palavras da memória rapidamente), além de problemas de concentração e de tomada de decisões. Embora esse declínio cognitivo apresente-se de forma sutil, ele pode ser extremamente incômodo para as mulheres que precisam apresentar bom desempenho no trabalho e nas tarefas cotidianas.

 

O QUE CAUSA A CONFUSÃO MENTAL DURANTE A MENOPAUSA E COMO CONTROLÁ-LA


O portal destaca que a diminuição da produção de hormônios ovarianos associados à menopausa — como o estradiol e a progesterona, que protegem o cérebro e melhoram o pensamento e a memória — é um ponto importante a se considerar. Sintomas depressivos e ansiosos relacionados à menopausa, distúrbios do sono e sintomas vasomotores podem piorar os sintomas cognitivos. No entanto, o declínio cognitivo ainda pode ocorrer na ausência de outros sintomas da menopausa.

 

Apesar de mais pesquisas serem necessárias para determinar os hábitos que podem ajudar a diminuir a “confusão mental” durante a menopausa, já se sabe que exercícios físicos ajudam a função cognitiva durante a vida. A meditação também pode ser útil, segundo o portal.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além disso, evitar agentes que prejudicam a função cognitiva — como drogas, excesso de medicamentos controlados, tabagismo, alimentos ultraprocessados e consumo excessivo de álcool — pode ajudar, bem como prezar laços sociais estreitos, seguir uma dieta saudável e repleta de alimentos vegetais e manter a mente ativa. 

 

Fonte: IstoÉ

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.