19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
10/03/2022

Entenda as fases do corpo feminino

Foto: Reprodução

O Dia Internacional da Mulher é celebrado dia 08 de março e não é à toa que devemos ressaltar a importância dos cuidados com a saúde feminina. Isso vale desde a higienização, corpo, beleza, exames preventivos à valorização da autoestima.

 

Todos os dias é importante manter uma rotina saudável e equilibrada, ou seja, colocar como prioridade uma boa alimentação, meditação, incluir alimentos ricos em vitaminas, fibras e proteínas.

 

Evitar o excesso de sal, açúcar, gorduras, frituras, beber bastante água e praticar exercícios aeróbicos como a dança, corrida, caminhada, com o objetivo de manter o corpo ativo.

 

Veja também

 

Vulva e vagina: entenda a diferença e a importância de cada parte da região íntima feminina

 

Confira uma lista de 5 alimentos para melhorar dores da endometriose

 

Menstruação

 

Ao longo da vida o corpo da mulher passa por transformações o tempo inteiro, principalmente após a primeira menstruação que está relacionada ao surgimento dos pelos, mamas e estatura. Junto a essa fase surge a tão conhecida TPM (Tensão Pré-Menstrual), que recentemente levou o nome de “transtorno disfórico”.

 

Entenda as características de uma menstruação saudável - Blog Femme

 

De acordo com a Dra. Marli Yamamoto, ginecologista e obstetra, 15 dias antes da menstruação existe variação no humor. “Algumas mulheres ficam mais eufóricas, outras depressivas, além das dores na mama, devido a queda de hormônios no período ovulatório”, explica.

 

Para as mulheres com grandes descontroles emocionais, dores intensas e incômodos, existe a opção do anticoncepcional. “De modo geral, no Brasil é mais comum o uso da pílula hormonal oral, mas é necessário analisar a paciente, inclusive as adolescentes iniciantes que geralmente não tem disciplina para o uso correto, e acaba alterando o efeito do remédio”, ressalta a Dra. Marli.

 

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s)

 

Ainda há um tabu quando o assunto é Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos aumentou o número de mulheres com diagnósticos desse tipo de doença.

 

Doenças sexualmente transmissíveis: conheça as mais comuns e saiba como  evitar - A revista da mulher

 

“Muitas delas esquecem o uso do preservativo e se preocupam mais com a gravidez indesejada. A camisinha é um método essencial para evitar qualquer infecção sexual, principalmente a sífilis”, ressalta a ginecologista.

 

Menopausa

 

A menopausa é um período marcado por várias transformações hormonais e vale alertar que todas as mulheres passarão por isso em algum momento. Geralmente, ela entra na menopausa quando os folículos ovarianos acabam.

 

Menarca e menopausa | Artigo | Drauzio Varella

 

“A idade varia de acordo com a paciente, mas na maioria dos casos é entre 50 a 52 anos. Há quem tenha a precoce, já outras a menstruação pausa antes dos 45 e a tardia com 55 anos”, explica a Dra. Marli Yamamoto.

 

Por quê o humor da mulher altera com a chegada da menopausa?

 

Quando há a queda no hormônio ou a falência ovariana, a primeira alteração é a queda da menstruação. Após isso, vem as ondas de calor, ansiedade, modificação na pele, unha, cabelo, mucosa e falta da lubrificação.

 

“Nesse período, a mulher tem maior risco em desenvolver infecções urinárias, secura vaginal, dor durante a relação sexual, dificuldade de excitação e orgástica, dores nas articulações como joelho, mãos e a longo prazo há a possibilidade da osteoporose aparecer, devido à perda de cálcio e músculos (massa magra)”, comenta a ginecologista.

 

Como o sedentarismo pode afetar a saúde da mulher na menopausa | ND Mais

 

Um estudo publicado na revista americana "Neurology" mostrou que as mulheres têm mais alterações no cérebro relacionadas à doença de Alzheimer do que os homens, e, segundo os pesquisadores, isso pode estar relacionado a interrupções hormonais durante e depois da menopausa.

 

Cuidados e higienização

 

Vale ressaltar a importância em manter o corpo da mulher saudável. Realizar autoexames como das mamas, toque, se conhecer interiormente, principalmente após o início da vida sexual ativa é essencial.

 

Sabonete íntimo feminino: os cuidados com a higiene de sua vagina

Fotos: Reprodução

 

Outro cuidado é a higienização externa e interna que envolve a depilação, mas levando em consideração a função protetora do pelo, então a dica é não exagerar. Especialmente no período menstrual, a higiene íntima feminina precisa ser cuidada para evitar corrimentos, bactérias e consequentemente doenças mais graves.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Usar roupa íntima de algodão, sabonete íntimos neutros, não exagerar no lenço umedecido nem papel higiênico perfumado e lembrar sempre de urinar após o contato íntimo também é um alerta para o corpo da mulher estar em dia. 

 

Fonte: Saúde em dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.