29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
20/10/2021

Escolas municipais de Manaus têm segurança reforçada com o Proseg

Foto: Reprodução

Marcely Gomes / Semcom

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta quarta-feira, 20/10, no auditório do Executivo municipal, no bairro Compensa, zona Oeste, o Programa Segurança nas Escolas (Proseg), com o objetivo de potencializar a segurança nas 509 unidades de ensino coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação vai beneficiar os mais de 250 mil alunos da rede de ensino, além de professores, gestores e toda a comunidade escolar.

 

A partir da sua implantação o Proseg já apresenta melhorias como a modernização do sistema de segurança, com o aumento das tipologias de A a D e número de postos de Agentes de Portaria (AGPs), passando de 18 para 145. Utilização do aplicativo Sasi – Escola e Comunidade Segura, que será usado pela comunidade que vive no entorno das escolas e pelos servidores da Semed.

 

Com as parcerias estabelecidas pelo Proseg, as rondas policiais serão mais ostensivas contando com o apoio de instituições como polícias Militar e Civil, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), além da atuação intersetorial com a Casa Militar, Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e o Centro de Controle da Cidade (CCC).

 

Veja também

 

Ministro fala na Câmara sobre novos institutos federais de educação

 

Governador Wilson Lima inaugura a maior e mais moderna escola do Cetam, a primeira da Zona Norte de Manaus

 

Durante o lançamento do programa, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, informou que o Proseg serve para alcançar diversas regiões da cidade e agradeceu ao prefeito David Almeida, por esta iniciativa inédita.

 

“Esse trabalho novo e pioneiro da Prefeitura de Manaus foi criado para fazer frente e combater a criminalidade nas redondezas e dentro da própria escola. Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer ao prefeito David Almeida por todo o apoio que tem nos dado, para executarmos programas desta proporção, esse em especial, que vai oportunizar um ambiente mais seguro e de mais tranquilidade para alcançarmos uma educação de qualidade nas nossas escolas”, pontuou.

 

Segundo ele, será possível oferecer mais segurança à comunidade escolar.

 

“Estaremos criando a ronda escolar por meio de parcerias com as polícias Civil e Militar, para evitarmos que os nossos alunos sejam atingidos com a criminalidade nas portas das escolas. Além de evitarmos roubos e vandalismos com o bem público nessas unidades”, ressaltou Avelino.

 

Para o subsecretário de Infraestrutura e Logística (Infralog) da Semed, Marcelo Campbell, o programa é um resgate e cuidado com os alunos das escolas municipais e com os colaboradores dessas unidades.

 

“Enfrentamos um grande problema de criminalidade na cidade, e a escola tem sido vítima desses problemas sociais. Então o programa vem para dar mais segurança aos alunos e aos professores, com um sistema de segurança integrado, renovado e aperfeiçoado”, destacou.

 

Mudanças

 

Para o gestor da escola municipal Benjamin Matias Fernandes, no Lago Azul, zona Norte, Allan de Souza, que conta com 948 alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, o Proseg vai ajudar muito o trabalho já realizado nas escolas sobre a temática.

 

“O programa vem sendo muito eficaz na nossa escola, porque entendemos que é importante juntar forças em prol da segurança dos educandos da nossa cidade. Nós tivemos um caso de furto de cabos, e com o programa podemos perceber uma mudança substancial já que, com o novo sistema de câmeras, não tivemos mais nenhum caso de furtos ou problemas desse tipo”, disse Allan.

 

Programa

 

O Proseg será responsável por acompanhar a instalação, configuração, integração, operação, manutenção e fornecimento de um centro de Operações de Segurança, com sistemas de monitoramento, identificação e controle de acesso, além de acompanhar o atendimento móvel, reposicionamento de bens, locação de mão de obra de operador de controle de acesso de horas, locação de equipamentos para armazenamento de itens de alto valor e sistema de alerta de segurança por smartphone.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O Proseg também vai assessorar as Divisões Distritais Zonais (DDZs) e unidades escolares quanto à efetivação dos serviços contratados. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.