28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
10/10/2021

Espada de São Jorge: saiba tudo sobre essa poderosa planta

Foto: Reprodução

Espada de São Jorge

Essa planta de presença marcante e de charme único há tempos já faz parte do cotidiano das residências e ruas brasileiras.

 

Conhecida pelo nome de Espada de São Jorge ou Espada de Ogum, sua fama deve-se ao seu poder de proteção e por não precisar de grandes cuidados diários - não é à toa que ela cresce em qualquer lugar!

 

Ter essa planta em casa fará com que o ar do ambiente fique mais limpo, além de deixar qualquer espaço mais harmonioso e repleto de boas vibrações. Isso porque a Espada de São Jorge é um amuleto que chama a força e a determinação para as residências. Ou seja, motivos não faltam para ter essa planta no seu lar, não é?

 

Veja também

 

Conheça a origem do Halloween e como o evento influencia o Brasil

 

7 mitos que todo mundo acredita ser verdade

 

Significado da Espada de São Jorge

 

Originária da África, seu nome científico é Sansevieria trifasciata e existem três tipos diferentes:

 

Sansevieira cylindrica: com folhas mais arredondadas e pontiagudas, também conhecida como Lança de São Jorge

 

Sansevieria Trifasciata Hahnii: com formato que lembra uma coroa, suas folhas são menores e mais arredondadas que as outras duas;

 

Sansevieira zeylanica (ou Sansevieria trifasciata): é a mais comum, fácil de ser reconhecida por seu formato de espada - as folhas que contam com a borda amarela também são chamadas de Espada de Santa Bárbara, enquanto as inteiras verdes são a famosa Espada de São Jorge.

 

Mesmo com aspectos diferentes, todas têm a função de proteção e, por isso, são muito utilizadas nos rituais, nas simpatias e nas religiões de matriz africana.

 

Por causa do santo guerreiro São Jorge da Capadócia, figura de origem católica, a planta recebeu esse nome em referência à espada do guerreiro. Para preservar a imagem e as crenças ligadas aos orixás, a Sansevieria trifasciata também pode ser encontrada pelo nome de Espada de Ogum - orixá sincretizado a São Jorge.

 

Outros termos utilizados para essa planta são Espada de Santa Bárbara (com bordas amarelas), Língua de Sogra e Rabo de Lagarto.

 

Banho de Espada de São Jorge | Isa Simionato | Saiba tudo sobre

 

Benefícios da Espada de São Jorge

 

Os motivos para ter uma Espada de São Jorge em casa são vários, mas, é importante tenha cuidado com o manejo dela e sempre mantê-la longe de crianças pequenas e dos pets, pois suas folhas são tóxicas, podem causar alergia e não podem ser ingeridas.

 

Purificação do ar

 

A Espada de São Jorge é conhecida por ser uma das melhores espécies de plantas com ação purificadora para os ambientes e energias. Suas propriedades permitem que ela absorva substâncias tóxicas do ar durante o dia, enquanto à noite libera oxigênio limpo. Esse efeito auxilia na purificação dos cômodos da casa.

 

Fácil de ser cuidada

 

Por ser natural da África, ela aguenta climas mais secos e quentes, o que faz com que ela tenha uma longa durabilidade mesmo sem água. Para crescer, ela também não precisa de luz direta, então pode ficar em locais com pouca iluminação.

 

Como não precisa ser regada com frequência, uma dica para saber quando a planta precisa de água é sentir a umidade da terra. Se não estiver úmida, coloque um pouco de água e verifique novamente seu estado depois de alguns dias. Já no inverno, o ideal é diminuir a quantidade, com um espaço de tempo de 20 dias entre uma rega e outra.

 

6 plantas de interior para dar vida à sua casa | Vogue.pt

 

Amuleto de proteção

 

Assim como seu nome simboliza a lança utilizada por São Jorge em sua batalha contra um dragão, a planta traz consigo um grande valor religioso e místico de proteção, determinação e coragem. Sua força energética afasta as influências negativas, como a inveja e o olho-gordo.

 

Ela também é um ótimo amuleto que chama prosperidade. Para isso cultive a planta de bordas amarelas e deixe-a sempre em bom estado.

 

Mas, da mesma forma que ela representa a coragem de São Jorge, ela também uma forte ligação com as batalhas. Portanto, para não chamar lutas e discórdias para sua casa, deixe o vaso da planta longe dos cantos do ambiente - paredes que, quando se encontram, formam uma lança.

 

Simpatias com a Espada de São Jorge

 

Afastar as brigas do lar

 

Ao lado da sua porta de entrada, do lado de fora, coloque um vaso com uma muda de comigo-ninguém-pode, uma muda de Espada de São Jorge e uma muda de arruda. Cuide bem das plantas para deixar as energias negativas longe de sua casa.

 

Para não sentir mais medo

 

Aponte uma Espada de São Jorge em direção ao céu e diga: "De hoje em diante, vencerei qualquer medo. Estou protegida(o) pela Espada de São Jorge". Repita essa frase três vezes e, depois, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria para o seu anjo da guarda. Jogue a planta no lixo ou em um jardim fora de sua casa.

 

Como fazer o banho de Espada de São Jorge? Saiba mais!

Fotos: Reprodução

 

Abrir os caminhos

 

No início de sete manhãs seguidas, aponte uma folha de Espada de São Jorge para o Sol e diga: "Poderoso astro-rei, enviai força e energia para que eu possa vencer todas as dificuldades e ser muito feliz". Sempre que terminar de falar, guarde a folha onde só você mexa. No oitavo dia, jogue a folha em uma lixeira ou canteiro longe da sua casa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Sorte no lar

 

Pingue algumas gotas de seu perfume preferido nos quatro cantos de sua casa na primeira sexta-feira do mês. Faça o sinal da cruz no ar com uma Espada de São Jorge. Pendure-a atrás da porta principal de sua casa. Quando a espada-de-São-Jorge secar completamente, jogue-a no lixo. 

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.