19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
15/03/2020

Espanha tem ruas vazias após decretação de estado de emergência

Foto: Emilio Morenatti/AP

Espanha tem ruas vazias após decretação de estado de emergência. Após anunciar fechamento de estabelecimentos comerciais, França irá reduzir os transportes.

Um dia depois de o governo espanhol determinar estado de emergência, agências de notícias divulgaram neste domingo (15) fotos de ruas vazias em todo o país, que é o segundo europeu mais atingido pelo novo coronavírus, com mais de 5.700 infectados.

 

O premiê Pedro Sánchez anunciou restrições de movimentação em todo o país no sábado (14): as pessoas não poderão sair de suas casas, exceto quando o deslocamento for estritamente necessário, como para trabalhar, comprar medicamentos e alimentos ou ir ao hospital.

 

Sánchez justificou as medidas - que terão validade de 15 dias - afirmando que a crise provocada pelo coronavírus requer "decisões extraordinárias".

 

Veja também

 

Coronavírus: 10 coisas úteis para fazer enquanto estiver em casa (quarentena)


HUMOR: Com medo do coronavírus barbeiros chineses inovam no corpo de cabelo. VEJA VÍDEO

 

Em menos de uma semana, o número de infectados na Espanha cresceu 10 vezes.

 

Vaticano


O Vaticano anunciou que as celebrações litúrgicas da Semana Santa serão realizadas sem os fiéis na Praça São Pedro para evitar a propagação do novo coronavírus.

 

As missas afetadas são as do Domingo de Ramos (5 de abril), quinta-feira santa (dia 9 de abril), Sexta-feira Santa e o Caminho da Cruz no Coliseu Romano (10 de abril), Sábado Sagrado da Vigília Pascal (11 de abril) e Domingo de Páscoa (12 de abril) com a tradicional benção "Urbi et Orbi".

 

Desde a semana passada, o Papa Francisco realiza audiências gerais e o Angelus sem os fiéis para evitar a propagação de Covid-19. Até 12 de abril o Angelus só poderá ser visto ao vivo pelo site do Vaticano.


França

 

Restaurante fechado em Nice, na França, neste domingo (15) — Foto: Eric Gaillard/Reuters

Foto: Eric Gaillard/Reuters

 

Depois de determinar o fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, a França começará a reduzir os serviços de avião, trem e ônibus entre as cidades a partir deste domingo. O ministro dos Transportes, Jean-Baptiste Djebbari, afirmou que o número de trens de longa distância seria reduzido pela metade enquanto vários terminais do aeroporto de Paris seriam fechados.

 

No sábado, o governo determinou que todos os estabelecimentos públicos não essenciais, como bares, restaurantes e cinemas, fiquem fechados. Serviços fundamentais, como supermercados, farmácias, postos de gasolina e bancos, poderão continuar funcionando.

 

Neste domingo, os franceses participam do primeiro turno das eleições municipais. Fotos de agências internacionais mostram vários eleitores com máscaras.

 

A medida foi tomada depois que foi constatada a presença do vírus em todo o território francês, que já registra mais de 4,5 mil infectados e mais de 90 mortos.

 

Homem usa máscara para votar no primeiro turno das eleições municipais em Paris, na França, neste domingo (15)  — Foto: Gonzalo Fuentes/ Reuters

Foto: Gonzalo Fuentes/ Reuters

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Austrália


O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou que todas as pessoas que chegarem do exterior deverão permanecer em isolamento de 14 dias para frear a propagação do novo coronavírus no país. Os cruzeiros não poderão atracar na Austrália. O governo acredita que, com estas medidas, o número de visitantes diminuirá muito. O país já registrou mais de 200 casos de Covid-19. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.