28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/08/2022

Especialista alerta para danos físicos e sociais do tabagismo

Foto: Reprodução

O tabagismo é considerado a principal causa de mortes evitáveis no mundo, sendo responsável por mais de 8 milhões de óbitos todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O cigarro é um dos principais fatores de risco para o surgimento de diversas doenças crônicas.

 

Conforme a Dra. Luciana Defendi Navarrete, médica de Saúde da Família responsável pelo Grupo de Tabagismo da UBS Jardim São Bento, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, o vício, que na maioria das vezes é incentivado por influência de amigos, está relacionado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 patologias.

 

“Fumar diminui consideravelmente a expectativa de vida de uma pessoa, uma vez que o cigarro possui substâncias que reduzem a quantidade de captação de oxigênio no organismo”, alerta. A especialista explica ainda que o tabaco aumenta os riscos de infarto e doenças cardiovasculares, pois propicia a formação de ateromas, placas compostas por lipídeos e tecido fibroso nas artérias.

 

Veja também

 

Fumantes têm 80% mais chances de hospitalização por Covid, diz estudo

 

Estudo mostra por que alguns fumantes não desenvolvem câncer de pulmão

 

Além disso, o cigarro também é uma importante influência para o surgimento da maioria dos cânceres e doenças pulmonares, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e o enfisema pulmonar. A médica cita ainda a halitose, ou mau hálito, que pode ser agravada pelo hábito de fumar, causando situações desconfortáveis e constrangedoras.

 

DANOS SOCIAIS DO TABAGISMO

 

A Dra. Luciana destaca que o tabagismo não é um vício que afeta apenas os fumantes diretos, já que pessoas não-fumantes que convivem com o hábito também podem sofrer com o problema. São os chamados fumantes passivos.

 

Mesmo de forma passiva, o cigarro pode aumentar a irritabilidade do nariz, ampliando as chances de inflamações e piorando os sintomas clínicos de doenças como asma, alergias respiratórias, rinites e sinusites.

 

“O fumante passivo está exposto aos componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do tabaco, que contém praticamente a mesma composição da fumaça tragada pelo fumante. São cerca de 4 mil compostos, dos quais mais de 200 são tóxicos e cerca de 40 são cancerígenos”, ressalta a médica.

 

Como parar de fumar?

Pessoas que têm o desejo de abandonar o cigarro podem encontrar apoio especializado e gratuito. Trata-se do Programa Nacional de Cessação ao Tabaco, instituído pelo Ministério da Saúde em 2013. O programa foi inserido na Atenção Básica, tornando as UBS responsáveis por orientar os pacientes tabagistas.

 

“O primeiro e mais importante passo é ter o desejo e já estar planejando parar. Depois, é importante que o fumante agende uma consulta com o médico da família de sua região, para realizar os exames prévios que avaliarão se ele está apto a participar do grupo”, afirma Dra. Luciana.

 

No programa, o participante recebe orientações sobre os malefícios do cigarro e apoio psicológico e comportamental, com vivências e exercícios físicos que ajudarão na luta contra a abstinência. “O importante do grupo é que o ex-fumante não estará lutando sozinho”, destaca.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Conforme a especialista, grande parte das doenças se inicia por uma má vivência e costumes herdados da comunidade e da família. “Precisamos aprender a ter qualidade de vida, buscando em primeiro lugar os sete remédios naturais: exercício físico, alimentação saudável, exposição ao sol, água em quantidade adequada, 8 horas de sono de qualidade, temperança e espiritualidade”, finaliza a médica. 

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.