19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
07/07/2019

Espetáculo do Rio de Janeiro leva ritmo do ‘passinho’ ao palco do Café Teatro

Foto: Divulgação

 

No primeiro fim de semana de programação do Palco Giratório 2019 do Sesc, o Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico, recebeu o espetáculo de dança “Cria”, da Cia. Suave (RJ)/Alice Ripoll, na noite de sábado 6/7, e a roda de conversa “Pensamento Giratório” sobre o espetáculo “Se eu fosse Iracema”, do 1Comum Coletivo (RJ), na última sexta-feira, 5/7. Durante o mês de julho, o palco do espaço mantido pela Prefeitura de Manaus receberá atividades gratuitas do projeto.

 

 

A musicalidade da Cia. Suave contagiou o público na noite de sábado, apresentando coreografias no estilo “passinho do funk”, “a dancinha” (famosa nas redes sociais) e a dança teatro. A atividade gratuita teve início por volta das 19h30.

 

 

O espetáculo existe desde 2017 e o grupo apresenta o passinho (todo movimento do pé bem passado), a dancinha (espécie de subgênero dentro do movimento do passinho que usa a ginga e dança livre), dança teatral, além de momentos do uso do gromelô (falas em idiomas fictícios dos personagens), improvisação e circo.

 

Veja também


Registro de frequência escolar de alunos deve ser feito até o dia 27

Documentos pessoais representaram 86% das perdas e extravios em Manaus

 

 

“O passinho é considerado a primeira dança urbana efetivamente brasileira, atualmente ele é patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. O passinho é meio antropofágico porque ele se apropria de várias coisas e já existe há mais ou menos 10 anos. Esse estilo nasceu nessa cultura do funk, favelas, nas ruas, nos bailes, muito parecido com o hip-hop”, disse o produtor da companhia, Rafael Fernandes.

 

 

Uma das dançarinas do espetáculo, Nyandra Fernandes, disse que o grupo ficou por muito tempo no eixo Rio-São Paulo exibindo outro espetáculo, "Suave", o primeiro e o que deu nome à companhia, antes do destaque nacional e internacional com “Cria”. “Eu acho que ‘Cria’ traz umas imagens e a gente deixa essa interpretação muito aberta para cada um. Tivemos mais ou menos seis meses para o processo criativo, e, desde então, temos colhido frutos incríveis. Só esse ano fizemos três turnês internacionais e agora estamos no Palco Giratório, que é uma oportunidade incrível. É um presente, uma emoção que não posso mensurar”, declarou.

 

 

Palco Giratório

 

 

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um dos mais importantes projetos de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas (teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance), o Palco Giratório, do Serviço Social do Comércio (Sesc), chega a Manaus em sua 22ª edição. Ao todo são 20 espetáculos gratuitos e 11 atrações culturais em diversos pontos da cidade, no período de 2 a 25 de julho.

 

 

A ação ocorre em um período de até 30 dias em capitais brasileiras, que recebem todos os espetáculos do circuito nacional do Palco Giratório, incluindo a participação de atrações locais, espetáculos convidados e atividades paralelas. O projeto desenvolve, ainda, ações formativas como oficinas, intercâmbio e o “Pensamento Giratório”, um momento de reflexão e discussão aberto ao público.

 

 

Em Manaus, as atividades acontecem em diversos locais durante todo o mês de julho, como o Café Teatro, Teatro Amazonas, salas do Sesc, entre outros. A programação completa pode ser consultada no site do Sesc Amazonas.

 

 

Programação no Café Teatro

 

 

As apresentações e discussões continuarão nos dias 12, 19, 20, 21, 22 e 23/7, sempre com entrada gratuita.

 

12/7 (sexta), 19h - Espetáculo de dança “A mulher do Fim do Mundo”, da Cia. Casa Circo (AP)

 

Classificação - 14 anos

 

 

12/7 (sexta), 21h - Espetáculo circense “Femi-Clown Cabaré Show”, do Cabaré das Rachas (DF)

 

Classificação - 18 anos

 

 

19/7 (sexta), 19h - Espetáculo de dança “R.A.L.E (Realidade Apropriada Libera Evidência)”, de Jessé Batista (AL)

 

Classificação - 12 anos

 

 

20/7 (sábado) – 19h - Espetáculo de dança “Subterrâneo”, do Gumboot Dance Brasil (SP)

 

Classificação - Livre

 

 

21/7 (domingo), 17h - Espetáculo infantojuvenil “Voa”, do Coletivo Antônia (DF)

 

Classificação - Livre

 

 

22 e 23/7 (segunda) – 14h - Espetáculo de dança infantojuvenil “Tandan!”, da Cia. Etc. (PE)

 

Classificação - Livre


Texto – Thais Waughan / Manauscult

Fotos – Leonardo Leão / Manauscult 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.