18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
17/08/2022

Esportes de alta performance e os cuidados com a saúde mental

Foto: Reprodução

A prática de esportes é altamente indicada para a prevenção e tratamento de diversas doenças pelos seus inúmeros benefícios à saúde, mas em alguns casos o esporte vem acompanhado de pressões por desempenho que podem prejudicar a saúde mental dos atletas.

 

Pensando nisso, resolvi me aprofundar nas técnicas usadas para melhorar o bem-estar mental dos atletas de alto rendimento e me deparei com dois principais tratamentos. Com base nas informações obtidas nessa pesquisa, escrevi o artigo “O uso da psicologia e da psicanálise para alta performance esportiva”, publicado pela Editora Atena na revista International Journal of Health Scienc.

 

Nele, apresento as pressões sofridas pelos atletas na busca de melhores resultados e no trato de emoções que podem ser perigosas, como a culpa, a responsabilização, necessidade de conviver em equipe, fama, lesões, exposição, dentre outras.

 

Veja também

 

Cientistas criam cartilagem artificial que poderá acabar com a dor no joelho

 

Cientistas descobrem por que pensar demais cansa o cérebro. Entenda

 

A psicologia pode auxiliar na performance do atleta por meio do estabelecimento de limites, exercícios respiratórios, definição de objetivos e relaxamento, mas recentemente tem se utilizado a tecnologia como aliada. No entanto, ela não trata todas as necessidades do esportista, sendo necessário usá-la em conjunto com a psicanálise.

 

O uso da psicanálise para ganho esportivo ainda é um pouco controverso devido às suas raízes teóricas não focarem na adaptação do indivíduo aos padrões de performance e rendimento estabelecidos pelos esportes, mas, apesar disso, a técnica pode trazer ganhos no contexto esportivo, ajudando a lidar com as altas exigências e lidar com a rigidez dos treinos.

 

Outro ponto bastante perigoso e muito comum na prática desse tipo de esporte é a fixação pela superação dos limites, essa busca incessante pela perfeição, a necessidade de estar no topo do pódio, os sacrifícios sociais feitos em nome da produtividade podem contribuir para moldar uma personalidade narcisista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A competitividade, a responsabilidade do sucesso, a pressão por resultados e a tentativa incessante de superar os seus limites estão presentes na rotina de atletas de alto rendimento e não podem ser dissociadas, mas podem ser trabalhadas de uma maneira mais saudável com o devido acompanhamento especializado.


Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.