25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
19/09/2021

Esse superalimento reduz o colesterol, protege contra o câncer e doenças cardíacas!

Foto: Reprodução

Há milhares de anos o homem venera o alho como alimento e como remédio. E não é à toa. O alho possui muitos benefícios para a saúde, e é comprovado que o seu consumo regular – meio dente por dia é suficiente – pode diminuir o risco de diversas doenças.

 

O alho tem demonstrado inúmeros efeitos benéficos para a nossa saúde. Para começar, destrói muitos microrganismos causadores de doenças. Embora possua apenas cerca de 1% de eficácia da penicilina, atua contra um largo espectro de bactérias, vírus e fungos – incluindo alguns que os antibióticos não afetam. No tubo de ensaio, inibe o desenvolvimento da Helicobacter pylori, a bactéria causadora da maioria das úlceras gástricas.

 

Veja também 

 

6 shakes caseiros para emagrecer

 

Beber durante as refeições: Entenda porque a prática não é recomendada

Efeitos positivos contra o câncer


Os inúmeros compostos à base de enxofre que o alho contém podem igualmente proteger contra certos tipos de câncer. Um importante estudo levado a efeito nos EUA demonstrou que ele é o alimento protetor mais poderoso contra o câncer do cólon.

 

Mas no alho não são só os compostos que contêm enxofre parecem combater o câncer. Ele estimula a produção da enzima glutationa peroxidase, que combate a toxicidade das substâncias cancerígenas.

 

Fornece ainda selênio, oligoelemento que combate o câncer. Além disso, também diminui as gorduras do sangue, os triglicerídeos, fator de risco de doença cardíaca. E ensaios laboratoriais sugerem que ele é capaz de reduzir a tendência do sangue para coagular, o que pode ajudar a evitar crises cardíacas.

 

 

Reduz o colesterol


Além disso, muitos dos estudos sobre o alho têm incidido sobre sua capacidade de reduzir o colesterol, sob diversas formas. Tem havido alguns resultados positivos sobre isso.

 

Alho, melhor cru!


A maioria dos investigadores concorda que o alho produz maiores benefícios se consumido cru. Experimente passá-lo num moedor e misturá-lo em molhos e saladas.

 

Quando você for cozinhá-lo, pique-o, aguarde 15 minutos, depois cozinhe-o ligeiramente para preservar as suas qualidades de combate às doenças. Saltei-o numa frigideira durante um minuto, retire-o, continue a cozinhar e junte-o de novo ao prato acabado.

 

Atenção: quantidades excessivas de alho podem diminuir a viscosidade do sangue. Se você já estiver tomando um medicamento com essa finalidade ou aspirina para o coração, fale com o médico antes de aumentar consideravelmente a ingestão.

 

Alho Negro


O alho negro é um vegetal obtido a partir do alho fresco, que é sujeito a um processo de fermentação sob uma temperatura e umidade controladas por um determinado período de tempo. Este processo transforma o alho fresco em alho preto, o que altera a sua cor, consistência e composição, reduz o sabor e cheiro forte e lhe confere um sabor adocicado e textura elástica ao ser mastigado.

 

 

Quando comparado com o alho fresco, o alho negro apresenta mais benefícios, já que as suas propriedades físico-químicas são alteradas durante a fermentação, em que a alicina, que é a substância que confere ao alho fresco o cheiro e sabor intensos, é convertida em compostos benéficos para a saúde, como polifenóis, flavonoides e compostos organossulfurados.

 

Propriedades e benefícios


O alho negro apresenta inúmeros propriedades anticancerígenas, antioxidantes, protetoras do fígado, imunomoduladoras, neuroprotetoras, hipoglicemiantes e anti-obesidade, podendo proporcionar diversos benefícios para a saúde, como:

 

1. Prevenir o envelhecimento precoce


Está demonstrado que alho negro contém compostos antioxidantes, como polifenóis, alcaloides, flavonoides e cisteína, que são obtidos no processo de fermentação do alho fresco e que, no organismo, ajudam a neutralizar os danos celulares causados pelos radicais livre, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando doenças, como a diabetes.

 

2. Ajuda a prevenir e tratar o câncer


Foi demonstrado que o alho negro aumenta a morte das células tumorais e inibe o seu crescimento, na leucemia e no câncer do cólon e do estômago, e diminui o tamanho do tumor no câncer de estômago.

 

3. Ajuda a emagrecer e controlar o colesterol


O alho negro ajuda a reduzir o peso corporal, quando combinado com exercício físico, mediante o aumento do metabolismo e a redução do tamanho das células que contêm gordura, os adipócitos, na região abdominal. Além disso, também contribui para ajudar a regular os níveis de insulina e de açúcar no sangue, ajudando a controlar a diabetes e o apetite.

 

Além disso, reduz também os triglicerídeos e o mau colesterol no sangue (LDL), e aumenta o colesterol bom (HDL). Segundo um estudo, o consumo de cerca de 6 gramas de alho negro por dia, ajuda a prevenir a aterosclerose e as doenças cardiovasculares.

 

 

4. É anti-inflamatório


Alguns estudos sugerem que, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o alho negro ajuda a combater doenças e a septicemia, já que estimula as células de defesa do organismo, além de reduzir a produção de células pró-inflamatórias.

 

5. Melhorar a memória


O alho negro contribui para o bom funcionamento da memória e ajuda a proteger o sistema nervoso, já que melhora os processos cognitivos e previne a neuro inflamação e a neuro toxicidade, prevenindo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

 

Segundo um estudo realizado com o alho negro, a ingestão diária de 12,5 mg a 50 mg po kg de peso, poderia exercer este efeito neuroprotetor.

 

6. Proteger o fígado


Estudos têm demonstrado que a ingestão diária de 200 mg/kg de peso corporal poderá ajudar a proteger o fígado de efeitos secundários de medicamentos, produtos químicos, álcool e infecções, aos quais é vulnerável.

 

Além disso, também poderá ajudar a melhorar doenças do fígado, como fígado gordo, favorecendo a redução da gordura acumulada neste órgão.

 

Como usar o alho negro


O alho negro confere um sabor muito agradável à comida e pode ser usado de variadas formas, como no preparo de molhos, misturando o alho triturado com molho de soja ou azeite, no tempero de alimentos como carnes, saladas ou massas, ou usando pedacinhos para fazer pão de alho, por exemplo.

 

Além disso, existem atualmente suplementos de alho negro que podem ser adquiridos através de lojas online e produtos naturais. É importante ler as instruções do fabricante e aconselhar-se com um profissional de saúde acerca da dose, que dependerá da utilização que se pretende dar ao suplemento.

 

Como é obtido


O alho negro é obtido a partir do alho fresco, através de um processo que consiste na sua fermentação a temperaturas controladas que se situam entre os 60ºC e os 90ºC, com uma umidade também controlada, entre 70 a 90%, por um determinado período de tempo.

 

Fotos: Reprodução 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Este processo vai tornando o alho cada vez mais escuro devido ao processo de fermentação, em que se dá a conversão de alguns dos componentes do alho, como é o caso da alicina, que dá origem a alcaloides e flavonoides, que conferem propriedades ao alho negro.

 

Fonte: O VERDOSO 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.