28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
06/07/2021

Esses ícones da moda dos anos 50 nos inspiram até hoje. VEM CONFERIR

Foto: Reprodução

Você sabe quais são os ícones da moda dos anos 50? Costuma-se dizer que a moda é um recomeço eterno e que a década de cinquenta é o exemplo perfeito.

 

Ainda hoje, os ícones da moda dessa época continuam a nos inspirar e algumas peças também entraram no ranking de atemporais.

 

Veja também 

 

DICA! Usar roupas íntimas bonitas é bom para sua saúde mental

 

Tamancos são a tendência inesperada de calçados que volta à moda. VEJA

A história da década de 1950


Durante a Segunda Guerra Mundial, quando substituíram os homens nas fábricas, as mulheres deixaram a feminilidade de lado e vestiram o uniforme. Mas em 1945, o fim do conflito entre os Aliados e as potências do Eixo marcou uma nova virada em suas vidas.

 

Ainda muito masculinas no final da guerra, as mulheres aos poucos encontraram o desejo de se vestir e agora buscam o glamour, o chique e a elegância. As casas de moda florescem com o único propósito de devolver às mulheres a feminilidade perdida. Christian Dior, Hubert de Givenchy, Cristóbal Balenciaga, Pierre Balmain … Os olhos de todos estão nestes costureiros que fizeram a moda dos anos 1950.

 

Ícones da moda dos anos 50


New Look de Chrisitian Dior

 

new look dior

 

Em 12 de fevereiro de 1947, Christian Dior revolucionou a moda ao apresentar sua primeira coleção à imprensa. O estilista está transformando e sublimando a imagem da mulher ao oferecer toda a elegância que as mulheres merecem.

 

Na época, o público ficou pasmo. Nunca a silhueta feminina foi tão exagerada. Cintura marcada, peito realçado … Christian Dior coloca as curvas femininas em destaque. ” Queria que os meus vestidos fossem” construídos “, moldados nas curvas do corpo feminino, que ela estilizasse as curvas. Destaquei a cintura, o volume das ancas, enfatizei o peito.” , explicou o designer sobre este novo estilo.

 

O estilo Chanel

 

terno tweed chanel

 

Por sua vez, Coco Chanel defende uma moda muito mais confortável e se opõe a essa moda com espartilho. Em 1954, ela revelou seu famoso terno de tweed. A jaqueta de quatro bolsos é inspirada no uniforme de um elevador de passageiros de um hotel em Salzburgo.

 

Uma peça então reservada para o guarda-roupa masculino que reinterpretada, foi ajustada o corte e complementado com botões dourados. Em fevereiro de 1955, lança a bolsa 2.55 que se tornou um clássico do guarda-roupa feminino. Ninguém resiste à elegância de seu couro preto acolchoado que combina perfeitamente com uma corrente dourada entrelaçada com couro.

 

Algumas mulheres que foram ícones da moda dos anos 50


Marilyn Monroe

 

Marilyn Monroe

 

Lendária pin-up e símbolo sexual dos anos 1950, Marilyn Monroe mudou verdadeiramente a imagem das mulheres. Com sua figura exuberante que ela não hesitava em destacar, ela vira a cabeça dos homens e rapidamente se torna o emblema do estilo glamoroso com seus vestidos de rockabilly corola, suas luvas longas e suas saias lápis. Atriz e cantora, seu papel no filme ” Sete Anos de Reflexão” e a lendária cena da grade metropolitana fizeram dela o ícone da moda mais glamoroso dos anos cinquenta.

 

Grace Kelly

 

Grace Kelly

 

A própria personificação da elegância, o estilo chique e retro de Grace Kelly ainda nos inspira hoje. A atriz que virou princesa de Mônaco se destacou ao longo de sua vida com looks que não poderiam ser mais glamurosos dominados na perfeição. Assim que conheceu o Príncipe Rainier, Grace Kelly mostrou um gosto particular pelas criações de Christian Dior. Além disso, ela permaneceu fiel à grife parisiense até sua morte em 1982.

 

Audrey Hepburn

 

Audrey hepburn

 

“Vestido por ele, não tenho medo de nada ”. É nesses termos que Audrey Hepburn falou de seu relacionamento com Hubert de Givenchy, do qual ela será a musa por muitos anos. A terna amizade começa quando a atriz busca as roupas que usará no filme Sabrina, dirigido por Billy Wilder. O estilista francês apostou muito rapidamente em vestir aquela que se tornaria sua musa. Hepburn se tornará então a encarnação perfeita da mulher Givenchy, uma mulher elegante e sofisticada.

 

Elizabeth Taylor

 

Elizabeth Taylor

 

Emblema do cinema americano dos anos 50, Liz Taylor não é mais uma de suas divas como Hollywood. Amante de joias finas, peles e alta costura, destaca-se pela ousadia, fantasia e amor incondicional pelo luxo. Aquela que interpretou notavelmente a Rainha Cleópatra em 1963 no filme de Mankiewicz, pertence a esses ícones da moda que permanecem em nossas memórias.

 

Peças-chave da década de 1950


Sapatos bicolores

 

slingback chanel

 

Desenhado em 1957 por Gabrielle Chanel, o slingback é facilmente reconhecível por sua fixação atrás do tornozelo e seus pequenos saltos quadrados. Este sapato bicolor foi considerado pelo seu designer como “o último ponto de elegância”. Com sua biqueira preta e couro bege, esse sapato não poderia ser mais chique.

 

A bolsa 2.55

 

bolsa chanel 255


Ainda tão cult 65 anos após seu lançamento, a Chanel 2.55 é uma de suas peças de moda vintage que nunca sai de moda. Esta famosa bolsa acolchoada que viu a luz do dia em fevereiro de 1955 está agora disponível em várias cores e materiais para se adaptar às últimas tendências do momento.

 

O vestido corola

 

 

Entre 1947 e 1950, o New Look revolucionou o mundo da moda. A coleção Corolle de Christian Dior é, sem dúvida, o evento de moda mais marcante da década. O vestido corola faz seu aparecimento e muda definitivamente a silhueta da mulher. A cintura é apertada ao extremo, os quadris são arredondados, os ombros revelam-se e o peito ganha forma.

 

A saia lápis

 

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

A saia lápis é uma peça de roupa que marcou os anos 1950. Perto do corpo, valoriza as curvas femininas ao realçar os quadris. Sensual e elegante, o público o descobriu pela primeira vez em 1954, quando Christian Dior apresentou a “Linha H”. Ao contrário do New Look com seus babados, o corpo feminino agora é um corpo cônico.

 

Fonte: We Fashion Trends

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.