19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
06/04/2020

Estabelecer rotina de estudo é importante na quarentena, apontam educadores do SESI

Foto: Divulgação

A pedagoga do SESI explica que é importante que os pais ou responsáveis estabeleçam uma rotina de estudo e lazer em casa

Professores, pais e alunos lidam com novos desafios nesse período de quarentena por conta da pandemia da Covid-19, de acordo com a pedagoga do ensino fundamental do 1º ao 5º ano na Escola SESI Dr. Francisco Garcia, Luana de Freitas.

 

“Nesse período é necessário nos reinventarmos e termos a tecnologia como nossa aliada”, observa.

 

A pedagoga do SESI explica que é importante que os pais ou responsáveis estabeleçam uma rotina de estudo e lazer em casa para as crianças, como ler um livro, rever os conteúdos já estudados, fazer pesquisas, criar jogos com materiais recicláveis, ou até mesmo resgatar as brincadeiras que estimulam o raciocínio lógico como dama, xadrez, banco imobiliário, varetas, jogo da memória e de montagem.

 

Veja também 

 

Educação básica online está disponível gratuitamente na quarentena

 

Amazonas confirma duas novas mortes por Covid-19; total no estado chega a cinco

 

“Contar histórias da infância e manter o diálogo familiar também são atitudes fundamentais para o desenvolvimento integral da criança”, aponta a pedagoga. Para estabelecer uma rotina de estudos em casa, os pais precisam tomar algumas medidas como:

 

• determinar um horário de estudos, por exemplo, das 8h às 12h;

 

• escolher um espaço mais tranquilo da casa.

 

Os alunos a partir do 4º ano do ensino fundamental já têm uma autonomia para seguir os estudos sozinhos, precisando apenas de apoio quando necessário, enquanto alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental precisam que os pais estejam próximos, orientando e acompanhado seus filhos, esclarece a pedagoga.

 

“É importante que as crianças não confundam o momento excepcional como sendo tempo somente de brincadeiras. É necessário explicar a elas que devem cumprir com a nova rotina de estudo estabelecida”, esclarece a pedagoga.

 

Em relação ao uso da internet, a pedagoga explica que quando bem utilizada e acompanhada pelos pais apresenta uma série de ferramentas educacionais que possibilitam acesso a conteúdo curricular por meio de videoaulas, à atividade cultural musical, a museus, estudos de idiomas, assim como entretenimento por meio de jogos, videoclipes, filmes, séries, entre outros, de acordo com a pedagoga.


Como se preparar para vestibulares


Para os alunos que irão prestar o vestibular este ano, principalmente o ENEM, com provas previstas para outubro e novembro, essa parada repentina, por conta da Covid-19, com certeza, não estava em seus cronogramas.

 

Mas, de acordo com o professor de matemática do ensino médio do SESI, Jefferson Italo Silva, o primeiro passo é realmente estabelecer uma rotina de estudo em casa, de segunda a sexta-feira, como se fosse a rotina da escola, com pausas de 15 minutos a cada 1 hora de aula, já que em casa os alunos estão com mais tempo disponível.

 

O segundo passo que o aluno deve seguir é conhecer o conteúdo a ser cobrado nas provas. Para quem vai prestar vestibular, o ideal é baixar os editais anteriores e aí, sim, estudar conforme conteúdo pedido. Com o conteúdo em mãos, o aluno já pode pegar os seus livros e começar a estudar.

 

Silva indica aos alunos que recorram às tecnologias existentes disponíveis na internet, como o YouTube, considerado uma biblioteca aberta, com conteúdos e aulas que os alunos precisam, sobre qualquer assunto. “O aluno tem que usar as tecnologias a favor dele, já que está com tempo”.

 

Os finais de semana também não devem ser desperdiçados segundo o professor, ele pode procurar ler sobre temas da atualidade, já que as bancas vêm cobrando cada vez mais em suas redações conhecimentos sobre temas polêmicos da sociedade.

 

Além de aproveitar para relaxar com as leituras dos paradidáticos exigidos em vestibulares como o SIS e Macro (ambos da Universidade do Estado do Amazonas – UEA) e, PSC (Universidade Federal do Estado do Amazonas – UFAM).

 

“O ideal a ser feito no final de semana é aluno procurar ler matérias sobre os acontecimentos nacionais e internacionais, assistir televisão, procurar no próprio YouTube, temas relacionados a atualidade, como questões sociais e crise econômica, por exemplo”, alerta o professor.

 

Responder a exercícios também é essencial para treinar o conteúdo estudado, que podem ser solicitados aos professores ou encontrados na internet, tanto de forma gratuita, como paga, conforme explica o professor.

 

“Há diversos vídeos no YouTube com conteúdos e boas didáticas que irão atender a necessidade dos alunos nesse período de quarentena, como os canais de videoaulas gratuitas, Plantão do Matemático, com o professor Sacramento e Matemática pra Passar, com os professores Renato Oliveira e Marcos Antonio de Almeida”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Silva possui um canal no YouTube – Jeff Math – criado para ajudar os alunos do SESI e ainda os que precisarem reforçar o conhecimento na disciplina matemática.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.