18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
16/07/2020

Estátua de manifestante negra é retirada da cidade inglesa de Bristol

Foto: Neil Hall / EFE / EPA

A escultura representa Jen Reid, uma local que esteve nos protestos

 A estátua de uma manifestante negra com punho levantado, que substituiu a de um comerciante de escravos do século XVII na cidade de Bristol, na Inglaterra, foi removida nesta quinta-feira (16) por ordem do Conselho Municipal, considerando que a peça foi colocada sem autorização.

 

Hoje pela manhã, vários funcionários municipais realizaram a remoção da escultura, obra do artista britânico Marc Quinn, que, em metal e resina preta, representa Jen Reid, uma moradora da cidade.

 

O Conselho da Cidade de Bristol observou que o trabalho será colocado no museu da cidade para que seu autor "recolha e doe" a escultura.

 

Veja também


IMAGENS FORTES! Menino tem rosto desfigurado ao salvar irmã de ataque de cachorro. VEJA FOTOS


Trump tenta nova estratégia para impedir acesso às suas declarações fiscais

 

A equipe de Quinn colocou a estátua no pedestal onde, desde 1895, estava a imagem de Edward Colston, ex-deputado conservador e benfeitor da cidade, conhecido por negociar escravos durante o século XVII.

 

A cidade de Bristol substituiu nesta quarta-feira (15) a estátua do escravagista Edward Colston pela imagem de Jen Reid, uma manifestante negra que participou dos protestos contra o racismo na cidade no mês passado, quando a estátua de Colston foi derrubada

 

A estátua de Colston foi jogada no rio em um protesto antirracismo como parte do movimento "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam"), em 7 de junho, ato em que a manifestante Jen Reid estava presente, cujo trabalho a retrata na posição em que ela foi fotografada no dia do protesto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

A mulher disse que sentiu "o desejo de escalar o pedestal vazio e levantar o punho contra o racismo" e em repulsa ao assassinato do negro George Floyd durante uma abordagem policial feita por um agente branco, em 25 de maio, nos Estados Unidos.

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.