28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
12/09/2021

Estrela pop afegã pediu para noivo matá-la se fosse descoberta por Talibã

Foto: Reprodução

A cantora afegã Aryana Sayeed

Refugiada em Istambul, a popstar afegã Aryana Sayeed, de 36 anos, deixou Cabul disfarçada com medo de ser reconhecida pelos extremistas do Talibã que a ameaçaram por muito tempo. Em entrevista a agência AFP, ela contou que chegou a pedir paraq o noivo matá-la caso o Talibã a encontrasse.

 

"Não deixe eles me pegarem, me mate primeiro", implorou Aryana ao noivo no caminho para o aeroporto. Aryana Sayeed, a mais popular cantora afegã, com 1,4 milhão de seguidores no Instagram, desencadeou a ira de religiosos e conservadores em seu país por suas canções que defendem os direitos das mulheres e denunciam a violência contra elas.

 

Jurada do "The Afghan Star", um programa organizado pelo canal de televisão Tolo News, a estrela não podia andar livremente em Cabul e vivia sob proteção, limitando seus movimentos. Segundo a agência, ela tentou deixar o país em 15 de agosto, logo depois que os talibãs tomaram Cabul. Mas o avião em que ela embarcou não decolou.

 

Veja também

 

Como aeromoça virou 'heroína' antes de morrer em avião sequestrado

 

ONU: reação do Talibã a protestos de afegãos é cada vez mais violenta

 

A cantora se refugiou com parentes antes de uma segunda tentativa no dia seguinte, já que os insurgentes estavam presentes em todos os postos de controle. Formou então um comboio: seu noivo e empresário, Hasib Sayed, em um carro e ela em outro. Eles se comunicavam por walkie-talkie.

 

"Foi quando eu disse a ele: 'Se eles estiverem prestes a me pegar, por favor me mate. Atire na minha cabeça. Não deixe que eles me peguem viva'. É o que eu mais temia, muito mais do que a morte", contou ela.

 

Naquela noite, se vestiu de preto, o rosto escondido sob uma máscara higiênica e óculos, com o sobrinho de Hasib sentado em seu colo para parecerem uma família normal. "Tentamos fazer com que ele memorizasse o que tinha a dizer em caso de controle. 'Se eles nos prenderem, sou sua mãe e meu nome é Fereshta'", contou

 

Chegando aos portões do aeroporto, os soldados recusaram-se a abrir caminho para eles, favorecendo a passagem de cidadãos americanos. Mas um dos intérpretes identificou Hasib e explicou que ele era o namorado da maior estrela afegã, cuja vida estava realmente ameaçada. Graças a ele, o casal chegou a Doha, depois ao Kuwait e finalmente aos Estados Unidos.

 

A cantora dedicou a maior parte de suas canções às mulheres afegãs, apesar do perigo. "Com o Talibã, não tenho espaço porque eles querem minha vida, meu sangue", lamentou. 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

 

Fonte: Ig

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.