25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
13/06/2022

Estrias nas coxas: como reduzi-las?

Foto: Reprodução

Estrias nas coxas: As estrias podem ser uma consequência natural da evolução do corpo, mas representam um complexo para muitas mulheres.

Na lista dos muitos complexos da mulher, logo atrás da celulite, está as estrias. Podem aparecer em diferentes áreas do corpo: estômago, nádegas, seios, pernas …

 

Mas como regra geral, as estrias nas coxas são o caso mais comum, e talvez aquele que mais cresce. As estrias estão associadas a todos os tipos de afirmações, mas nem sempre são verdadeiras.

 

Magras, musculosas ou gordinhas, todas as mulheres costumam desenvolver estrias em um ponto ou outro da vida. Isso é normal, mas a boa notícia é que não é inevitável. Como cicatrizes, essas marcas podem desaparecer completamente com o tempo e com os cuidados certos.

 

Veja também 

 

7 mitos e verdades sobre o ácido hialurônico, o queridinho do skincare

 

Skincare de verão: 5 passos para mudar na rotina de cuidados

O QUE É UMA ESTRIA? 


Embora quase todas as mulheres saibam como são essas marcas, nem todo mundo sabe exatamente o que são as estrias. São listras finas e sinuosas que podem aparecer em diferentes áreas do corpo, tanto nas mulheres quanto nos homens. Essas listras de zebra, às vezes comparadas a veias de mármore, aparecem quando as fibras de colágeno se rompem na derme. Portanto, é normal que pareçam lágrimas ou arranhões, mesmo que você não veja uma gota de sangue. Sua aparência ou ausência não deve ser considerada um indicador de boa ou má saúde.

 

Estrias: Existe tratamento definitivo? | Clínica Coderm

 

O QUE CAUSA ESTRIAS NAS COXAS? 


Qualquer pessoa pode desenvolver estrias, mas ainda existem dois fenômenos especiais, que costumam estar ligados à sua aparência. A primeira é uma distensão da pele: quando esta se estende rápida e significativamente, o colágeno tem dificuldade em acompanhar e absorver a tração exercida sobre os tecidos cutâneos. Como resultado, aparecem as fibras elásticas do termo rachaduras e estrias nas coxas. A distensão da pele pode ser devida a diversos fatores: o primeiro é obviamente o ganho de peso, mas os surtos de crescimento também devem ser levados em consideração. Além disso, embora a gravidez geralmente resulte no aparecimento de estrias no estômago, elas também podem causar o aparecimento de estrias nas coxas, nádegas ou quadris.

 

Observe que a atividade física às vezes pode levar ao aparecimento de estrias, independentemente de qualquer ganho de peso, especialmente se um músculo estiver ganhando tamanho rapidamente. Mas a distensão da pele não é a única causa do aparecimento dessas estrias cutâneas. De fato, as estrias às vezes estão associadas a um aumento na quantidade de cortisol no corpo. Por quê? Simplesmente porque esse hormônio produzido pelas glândulas adrenais influencia a estrutura da pele, reduzindo a produção de colágeno e elastina. A pele é, portanto, menos elástica e mais propensa a “rachar”.

 

POR QUE AS ESTRIAS NAS MINHAS COXAS SÃO VERMELHAS? 


Quando aparecem, as estrias têm sempre uma cor vermelha, que às vezes tende para o roxo. Isso é normal, essa coloração se deve à dilatação dos vasos durante a fase de aparecimento, também chamada de fase inflamatória. Mas, não entre em pânico, com o passar das semanas e os cuidados que você vai fazer, suas estrias vão ficando mais claras e se aproximando de uma cor parecida com a de sua epiderme, geralmente um pouco mais clara e perolada. Esse será o resultado da fase de cicatrização, também chamada de fase atrófica.

 

AS ESTRIAS NAS COXAS DESAPARECEM? 


Infelizmente, e como as cicatrizes, quando uma estria se instala em sua pele, é para sempre. Com o passar dos anos, vão adquirindo um aspecto cada vez mais discreto, mudando de cor até perder o tom vermelho arroxeado. Além disso, existem diferentes tipos de tratamentos para melhorar o aspecto destas estrias e atenuá-las, conferindo uma textura mais lisa e tornando-as menos profundas. A chave é encontrar o tipo de tratamento que melhor se adapta a si e à sua pele.

 

Sete coisas que talvez você não saiba sobre as estrias - BBC News Brasil

 

COMO TEMOVER ESTRIAS NAS COXAS? 


Nas farmácias, drogarias e até nos supermercados, existem todos os tipos de cremes e óleos que não ajudam no tratamento das estrias, mas sim na redução do seu aspecto. O ideal é aplicar os primeiros socorros assim que aparecerem as estrias, ainda na fase inflamatória e não na cicatriz. Assim, cada tratamento aplicado será mais eficaz, e o aspecto da estria melhorará rapidamente. Certos ingredientes ativos como a tretinoína (forma ácida da vitamina A, também chamada de ácido trans retinóico) são bem conhecidos por sua eficácia, mas atenção: esta última é contra-indicada na gravidez e na amamentação.

 

Também é emitido exclusivamente mediante receita médica. Óleo, creme, bálsamo …Outra opção? Tratamento com laser não ablativo ou radiofrequência fracionada. Realizados por profissionais de medicina estética, são considerados os mais eficazes e permitem ter estrias mais lisas e menos profundas em poucos meses. No entanto, você precisará considerar várias sessões, o que representa um preço significativo. O ideal continua sendo combinar diferentes métodos de atendimento com um estilo de vida saudável. Mas atenção, todos os tratamentos, mesmo os mais impressionantes, visam simplesmente reduzir o aparecimento de estrias. É impossível torná-los totalmente invisíveis.

 

Fotos: Reprodução 

 

COMO EVITAR O APARECIMENTO DE ESTRIAS? 


Boas notícias: existem medidas preventivas para evitar o desenvolvimento de estrias nas coxas. E isso passa principalmente pela hidratação. Se você está em tratamento que aumenta o nível de cortisol em seu corpo, está grávida ou percebeu que ganhou peso, não hesite em usar e exagerar na hidratação com um creme hidratante ou óleo que contenha vitamina A, ácido hialurônico e até colágeno. O objetivo? Cuide da epiderme e fortaleça a elasticidade da pele e torne-a mais flexível para que seja mais tolerante ao alongamento. Esta é a melhor forma de evitar o aparecimento de estrias.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

QUAIS OS REMÉDIOS NATURAIS PARA ESTRIAS NAS COXAS? 


Não existe uma cura natural real para as estrias. Mesmo que algumas pessoas confiem nos óleos vegetais (óleo de coco, óleo de argan, óleo de amêndoas doces …) para curar a pele, a eficácia deste último nunca foi comprovada. Por outro lado, adotar um estilo de vida saudável continua sendo a melhor maneira de evitar as estrias. Controlar o ganho de peso, hidratar-se de manhã e à noite e escolher produtos suaves para a pele são bases excelentes para se cuidar. E lembre-se: as estrias são consideradas por muitas pessoas uma marca de beleza, não uma mancha. Para refletir… 

 

Fonte: We Fashion Trends 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.