25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
01/12/2022

Estudo: uma banana por dia pode prevenir casos hereditários de câncer

Foto: Reprodução

Hoje, 22 de setembro, é o Dia Mundial da Banana, uma data simbólica, criada para celebrar uma das frutas mais versáteis e populares do mundo. Mas, você sabia que, além do sabor e praticidade, ela ainda pode oferecer benefícios únicos para a saúde?

 

Um estudo realizado em conjunto pelas Universidades de Newcastle e Leeds, ambas do Reino Unido, revelou que consumir uma banana por dia pode ter um papel importante na prevenção do câncer, especialmente nos casos hereditários.


Os pesquisadores acompanharam pacientes com síndrome de Lynch, uma condição hereditária que aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer antes dos 50 anos. Os resultados apontaram que doses de amido resistente, substância presente na fruta, reduziram a incidência da doença em cerca de 60%.

 

Veja também

 

Pele seca: 10 razões que podem ser as culpadas

 

Cicatrizes de acne: como se prevenir e dicas para cuidar

Cerca de mil pacientes participaram do estudo. Eles receberam doses de 30 gramas de amido resistente equivalentes ao consumo de uma banana por dia por até 20 anos. A longo prazo, foi observado um número consideravelmente menor dos casos de câncer ligados à síndrome no grupo que recebeu o suplemento, em comparação aos que tomaram placebo.A única condição que não apresentou benefício foi o câncer colorretal. No entanto, o consumo diário de banana apresentou ganhos especialmente para os cânceres do trato gastrointestinal superior, como o câncer de esôfago, estômago, trato biliar, pâncreas e duodeno.

 

BENEFÍCIOS DA BANANA PARA QUEM PRÁTICA ESPORTE 


Além da prevenção dos casos hereditários de câncer, a banana também é bastante versátil, e, por isso, pode compor todas as refeições do dia. "Não existe horário específico para o consumo da banana. Por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino", afirma o nutricionista Arthur Mendonça.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O especialista explica que a fruta é uma excelente fonte de carboidratos, o que ajuda a aumentar os estoques de glicogênio do organismo. Por isso, a fruta é uma ótima opção de pré-treino e também pós-treino. "Além de carboidratos, a banana é uma fonte de micronutrientes como potássio, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio. Isso auxilia na contração muscular e no sistema imunológico", revela.O nutricionista recomenda o consumo especialmente com aveia, iogurte, pasta de amendoim, entre outros.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.