16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
10/05/2022

Estudo aponta o que deixou os humanos mais suscetíveis ao câncer

Foto: Reprodução

Mutação de gene no DNA pode ser a chave para descoberta de novos tratamentos

O câncer, infelizmente, vem se tornando uma doença comum entre os seres humanos. De acordo com uma pesquisa recente, realizada pelo Datafolha a pedido do Instituto Oncoguia, aproximadamente 83% dos brasileiros já tiveram algum conhecido com câncer, seja familiar, amigo, vizinho ou colega.

 

E o curioso é que essa incidência alta de casos de câncer não é comum entre outros primatas. O motivo, segundo um estudo realizado pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center (EUA) e publicado na revista científica Cell Reports, é uma pequena mudança existente no DNA humano, que nos deixou mais propensos ao desenvolvimento da doença.

 

Durante a análise, os pesquisadores notaram que a espécie humana sofreu uma mutação no gene BRCA2, que tem relação com a regeneração do DNA. Essa sutil alteração diminuiu em cerca de 20% a capacidade de reparação do nosso DNA, quando comparado com outras versões primatas do gene. Algo que, teoricamente, pode aumentar as taxas de câncer entre humanos.

 

Veja também

 

Azia pode indicar câncer no estômago. Saiba quando se preocupar

 

Sobrevivente de câncer que perdeu perna completa 104 maratonas em 104 dias

 

Segundo os cientistas, ainda não existe um motivo exato que cause essa alteração de gene. No entanto, a descoberta sobre o BRCA2 pode, no futuro, ser responsável por novos métodos de tratamento contra o câncer.

 

6 MANEIRAS DE PREVENIR O CÂNCER 

 

De acordo com o Dr. Rubens de Fraga Júnior, especialista em geriatria e gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), 30% a 50% dos casos de câncer, no geral, podem ser prevenidos. Por isso, o especialista listou algumas atitudes necessárias para que isso aconteça. Confira:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

-Faça exames regulares de rastreamento do câncer. Essa é a principal maneira de detectar um tumor logo no início. Dessa forma, as chances de cura através do tratamento aumentam consideravelmente.

 

-Evite o sobrepeso e a obesidade. O excesso de gordura corporal é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer.

 

-Realize atividades físicas. Além de ajudar a controlar o peso, os exercícios também reduzem o risco de doenças cardíacas e diabetes, por exemplo.

 

-Tenha uma alimentação saudável. O consumo de frutas, vegetais, grãos e proteínas é fundamental para diminuir o risco de desenvolver câncer.

 

-Tente não fumar. Segundo o Dr. Fraga, o uso do tabaco nos Estados Unidos é responsável por quase um quinto das mortes prematuras. E está associado à 80% dos óbitos relacionados ao câncer de pulmão.

 

-Limite o uso de álcool. Assim como o cigarro, as bebidas alcoólicas podem aumentar o risco de desenvolver algum tipo de câncer. 

 

Fonte: Saúde em Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.