16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
18/04/2021

Estudo aponta que asteroide pode ter dado origem à Floresta Amazônica

Foto: Reprodução

A pesquisa foi realizada por cientistas de universidades e institutos dos EUA, Europa, China, e também da América do Sul

A origem da Floresta Amazônica como a conhecemos pode estar mais relacionada ao período dos dinossauros do que imaginamos. Um estudo, publicado na Revista Science, identificou que o asteroide que caiu na Terra no final do período Cretáceo pode ter dado início à estrutura atual das florestas tropicais da América do Sul.

 

A pesquisa foi realizada por cientistas de universidades e institutos dos EUA, Europa, China, e também da América do Sul, que analisaram cerca de 50 mil amostras de pólen fossilizado e 6 mil folhas da região da Amazônia colombiana para identificar as mudanças nas características da floresta.

 

O estudo também mostrou que o dossel, conjunto de copas e folhas das árvores, foi formado nesse período. A composição dessa estrutura, que abriga boa parte da vida animal e vegetal, evoluiu de um ambiente relativamente aberto para uma floresta fechada e em camadas, levando ao aumento da floresta em termos verticais e a uma maior diversidade de formas de crescimento das plantas.

 

Veja também

 

Meteoro explode no céu durante transmissão ao vivo. VEJA VÍDEO


Pentágono confirma que navio da Marinha filmou óvnis triangulares. VEJA VÍDEO

 

Estudo aponta que asteroide pode ter dado origem à Floresta Amazônica

 

Segundo os pesquisadores, "o evento do fim do Cretáceo foi catastrófico para as comunidades terrestres em todo o mundo, mas seu efeito duradouro nas florestas tropicais permanece amplamente desconhecido". No entanto, as análises podem indicar, ao menos, a origem de uma das mais importantes florestas do mundo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Pesquisa indica que asteroide pode ter dado origem à Floresta Amazônica

Fotos: Reproduções

 

Fonte: CNN Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.