25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
15/05/2022

Estudo mostra em até quantas calorias a fome aumenta na TPM; descubra

Foto: Reprodução

Quando o assunto é a temida e recorrente tensão pré-menstrual (TPM), há quem defenda se tratar de um mito, desculpinha ou “corpo mole”. A ciência, por sua vez, já constatou mais de 100 sintomas associados a essa síndrome que acomete muitas pessoas que menstruam todos os meses.

 

Quem nunca se desesperou por um chocolate no período que atire a primeira pedra. Mais do que a vontade de comer doce, foi comprovado que, nessa fase, há uma tendência a abusar nas calorias, em comparação a outras fases do ciclo.

 

Um estudo publicado no periódico The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism revelou que a ativação cerebral em resposta a sugestões alimentares varia nas diferentes fases da menstruação, prevendo escolhas mais calóricas.

 

Veja também

 

Remédio natural para TPM: 5 alimentos que aliviam os sintomas

 

Áreas verdes diminuem os sintomas da TPM. Locais podem eliminar sinais de desconforto

 

Os pesquisadores atribuíram esse fato aos hormônios sexuais, já que as regiões cerebrais envolvidas no equilíbrio e respostas hedônicas — que têm a ver com palatabilidade e prazer por recompensa — apresentam receptores sexuais como estrogênio e progesterona, influenciando, assim, no comportamento à mesa.

 

Devido às alterações hormonais nessa fase, as pessoas se sentem, além de sensíveis, mais estressadas. A comida, então, acaba sendo uma ferramenta rápida e prática de buscar recompensas prazerosas imediatas.

 

As pesquisas mostraram um aumento médio de 250 calorias na dieta, podendo ultrapassar até 500 calorias, diariamente. Se não houver cuidado com os hábitos alimentares, o ganho de peso é quase certo.

 

Para solucionar esse problema, existem alguns nutrientes e suplementos que podem colaborar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Alguns exemplos são:

 

-Vitamina B1: auxilia na redução de diversos sintomas relacionados à TPM;

-Vitamina B6: está associado a melhoras nas alterações de humor;

-Cálcio: um dos nutrientes mais estudados em relação ao período pré-menstrual, com ótimos resultados. As dosagens variam de 500 a 1200 mg/dia;

-Curcumina: 100mg de curcumina duas vezes ao dia reduz significativamente os escores médios de humor, sintomas e comportamentos físicos da TPM, segundo estudos;

-Gengibre: devido a seus efeitos anti-inflamatórios, é excelente para reduzir cólicas;

-Linhaça: rica em ômega 3, diminui os sintomas prévios da TPM. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.