16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
27/12/2019

Estudo mostra que caramuri tem três vezes mais vitamina C que a laranja

Foto: Reprodução

Estudo mostra que caramuri tem três vezes mais vitamina C que a laranja

A pesquisa foi realizada com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas.

 

Pesquisa aponta que o caramuri (Caramuri Pouteria elegans), fruto nativo da Amazônia, possui alta composição de potássio, ferro e magnésio, além de conter mais vitamina C do que a laranja.

 

Os resultados do estudo desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foram publicados no Journal of Food Properties, com o artigo Aromatic and nutritional profile of an Amazonian autochthonous species, Caramuri Pouteriaelegans (A.DC.) Baehni.

 

Veja também

 

Susam compra 146 equipamentos e acessórios hospitalares para o Francisca Mendes


Fundação de Medicina Tropical vai receber recursos para compra de tomógrafo em 2020

 

O trabalho é resultado do projeto “Frutos Amazônicos para produção de Alimentos Funcionais” apoiado pela Fapeam, por meio do programa Universal Amazonas edital nº 030/2013, desenvolvido pelos pesquisadores do Inpa/MCTI, Francisca das Chagas do Amaral Souza e Jaime Paiva Lopes Aguiar.

 

O artigo foi assinado também pelos pesquisadores Dionísia Nagahama, além do bolsista de pós-doutorado, Edson Silva, e o professor do Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest – UEA), Raimundo Junior.

 

Segundo Jaime Aguiar, o estudo buscou englobar o fruto para analisar seus constituintes nutricionais. “Constatamos que Caramuri é muito rico em minerais, fibra, magnésio, ferro, cálcio, potássio.

 

Além de toda essa composição nutricional, descobrimos também que ele é muito rico em fibras solúveis e fibras insolúveis e que possui o triplo de Vitamina C que a laranja” conta.

 

Potencial para ser utilizado pela indústria - Francisca Chagas destaca que não existia estudo científico para a fruta e que o resultado da pesquisa indicou que o Caramuri tem potencial para ser utilizado pela indústria alimentícia e farmacêutica.

 

“Através da pesquisa, descobrimos que existe uma comunidade conhecida por 'Caramuri', o mesmo nome da fruta, que está interessada na utilização do fruto, devido à boa quantidade de produção.

 

Agora é unir as forças, o conhecimento científico com os produtores e ver os possíveis produtos que poderão ser obtidos a partir dessa matéria-prima, obtendo uma farinha, ou uma bebida, o que for viável. Vamos testar para repassar esse conhecimento para a comunidade e quem sabe futuramente gerar produtos alimentícios”, relata.

 

Chagas explica que, além do valor nutricional, foi detectado o valor funcional do fruto que também é um dos focos do estudo.

 

“Observamos que ele é rico em antioxidante, dentre eles o Pileno e também antimicrobiano. Identificamos uma série de compostos pertencentes à classe dos monoterpenos e terpenóides, compostos não apenas de interesse para a indústria alimentícia como também para a indústria farmacêutica”.

 

Caramuri - Aguiar explica que o período de frutificação do Caramuri é de setembro a fevereiro, com árvores podendo chegar a 30m de altura. “É uma fruta pouco difundida na região principalmente porque existe uma cultura que diz que ela só aparece a cada 4 anos, por meio da pesquisa descobrimos que ela pode ser reproduzida em menos tempo”, disse.

 

Francisca Chagas ressalta a importância da pesquisa para a sociedade. “A ideia de fato é poder confirmar o potencial nutricional e funcional dos frutos da Região Amazônica, ampliando nosso leque de estudos e aumentando a quantidade de frutos estudados. Com o apoio da Fapeam, foi possível realizar esse estudo, para aumentar esse conhecimento por meio da pesquisa e mostrar para a população que temos grande potencial ainda a ser explorado na nossa região”, comenta.

 

Universal Amazonas - O Programa Universal Amazonas realizado pela Fapeam tem o objetivo de financiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas em instituição de pesquisa ou ensino superior ou centro de pesquisa, públicos ou privados, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no Estado. 

 

 

 

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Fotos: Reprodução

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.