23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
30/01/2023

EUA pedem medidas urgentes para conter tensão entre palestinos e israelenses

Foto: Reprodução

O chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, pediu nesta segunda-feira em Jerusalém medidas urgentes para conter a nova espiral de violência entre israelenses e palestinos.


A visita a Jerusalém marca a segunda etapa de uma viagem relâmpago pelo Oriente Médio que começou no domingo no Egito e estava prevista há muito tempo. A viagem tomou um novo rumo com a recente escalada sangrenta da violência na região.

 

“Agora pedimos a todas as partes que tomem medidas urgentes para recuperar a calma e iniciar uma desescalada”, disse Blinken em entrevista coletiva com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

 

Veja também 

 

Departamento de Polícia de Memphis suspende policial no caso Tyre Nichols

 

Servidora que foi da assessoria pessoal de Bolsonaro tem cargo na Casa Civil de Lula

“Queremos garantir que haja um ambiente no qual possamos, espero que em algum momento, criar as condições para começar a restaurar um sentimento de segurança tanto para israelenses como para palestinos”, acrescentou.A situação entre palestinos e israelenses piorou acentuadamente nos últimos dias com bombardeios, ataques a tiros, ataques aéreos e medidas punitivas, deixando mortos em ambos os lados.

 

Depois de se reunir com Netanyahu, Blinken deve se encontrar com seu par israelense, Eli Cogen, e com o presidente, Isaac Herzog. Sua agenda também inclui um encontro com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, em Ramallah, na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel desde 1967.

 

O movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza, manifestou hoje que a visita de Blinken representa uma amostra do “apoio absoluto e da associação à ocupação” israelense.

 

‘SOLUÇÃO JUSTA

 

Antes de chegar a Jerusalém, Blinken passou pelo Cairo, capital egípcia, onde apelou “à calma e ao apaziguamento das tensões”. Em uma coletiva de imprensa conjunta, seu homólogo egípcio, Sameh Shukri, defendeu uma “solução justa” para o conflito israelense-palestino, mais do que nunca paralisado.

 

O Egito é um mediador histórico nesse conflito. Primeiro país árabe a assinar a paz com Israel em 1979, e vizinho da Faixa de Gaza, sob bloqueio israelense há mais de 15 anos, o Egito recebe tanto os chefes de governo israelenses quanto os líderes dos diferentes partidos palestinos.

 

 

Após os ataques recentes a Israel, o governo de Benjamin Netanyahu anunciou um pacote de medidas para punir os familiares dos autores desses atos.

 

As forças israelenses isolaram a casa da família de um palestino que matou sete pessoas na sexta-feira (27) diante de uma sinagoga em Jerusalém Oriental, a parte palestina da Cidade Santa ocupada por Israel, e planejam destruir a casa.


O ataque ocorreu um dia depois de um incursão israelense ao acampamento de refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada, no qual dez palestinos morreram. Em resposta, foguetes foram lançados a partir da Faixa de Gaza em direção ao território israelense. Logo depois, o Exército do Estado Hebreu bombardeou o enclave palestino.

 

No sábado (28), um palestino feriu dois israelenses em Jerusalém Oriental e, no domingo, seguranças israelenses mataram um palestino na Cisjordânia, território palestino ocupado por Israel desde 1967. E nesta segunda-feira as forças israelenses mataram um palestino em Hebron, no sul da Cisjordânia.

 

 EXPECTATIVAS LIMITADAS

 

Blinken disse ao canal saudita Al-Arabiya que quer “conversar com o governo israelense e com os líderes da Autoridade Palestina”. “Quero ouvir o que as pessoas que são afetadas diariamente (pelo conflito) têm a dizer”, afirmou.

 

Embora Estados Unidos e Egito sejam importantes atores diplomáticos, especialistas avaliam que o espaço de manobra do secretário de Estado americano é limitado.

 

Washington condenou o “atroz” ataque em Jerusalém Oriental e instou Netanyahu e Abbas a “tomarem medidas urgentes para reduzir a tensão”, segundo o Departamento de Estado. Em privado, porém, as autoridades americanas não escondem sua frustração com a escalada e com o impasse no conflito entre israelenses e palestinos

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

.Ainda que se espere pouco avanço na frente da desescalada, analistas afirmam que Washington está tentando retomar contatos com Netanyahu. Várias autoridades americanas estiveram em Jerusalém, recentemente, e alguns especialistas falam de uma possível visita de Netanyahu à Casa Branca em fevereiro.

 

Fonte: Revista IstoÉ


 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.