25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
16/05/2022

Expansão militar da Finlândia e Suécia exigirá reação russa, diz Putin

Foto: Reprodução

Declaração foi dada após autoridades de ambos os países anunciarem que pedirão, oficialmente, o ingresso na Otan

Em evento na capital russa, Moscou, nesta segunda-feira (16/5), o presidente Vladimir Putin afirmou que qualquer expansão militar da Finlândia e da Suécia “exigirá uma reação” do Kremlin.

 

A declaração foi dada após autoridades de ambos os países anunciarem que pedirão, oficialmente, o ingresso na Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan), grupo militar liderado pelos Estados Unidos (EUA). Putin afirmou que a expansão é um problema para a Rússia.

 

De acordo com o líder, a ampliação do grupo militar está sendo utilizada pelos Estados Unidos de forma “agressiva” para agravar uma situação de segurança global que “já está dificultada”.

 

Veja também 

 

Guerra pode deixar 90% dos ucranianos na pobreza, diz ONU

 

Covid na Coreia do Norte: do 1º caso confirmado a 1 milhão com 'febre' em menos de uma semana

“A expansão da infraestrutura militar nesse território certamente demandará a nossa resposta. O que essa resposta será? Veremos quais ameaças serão criadas para nós. Os problemas estão sendo criados sem motivo algum. Vamos reagir em conformidade”, pontuou.

 

ENTRADA NA OTAN 


O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra, Sanna Marin, anunciaram no domingo (15/5) que o país nórdico pretende se inscrever na Otan. A decisão representa uma expansão da aliança militar ocidental de 30 membros, hoje envolvida na guerra da Rússia na Ucrânia.

 

Essa aprovação, no entanto, é apenas uma formalidade, antes de enviar o pedido formal de adesão para ser submetido à aliança, que tem sede em Bruxelas. O pedido deverá ser encaminhado na próxima semana, segundo os dois governantes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Autoridades da Suécia afirmaram, na última semana, que também devem solicitar adesão ao grupo militar em breve. Além da Finlândia e da Suécia, a Otan avalia ainda o pedido de ingresso da Geórgia.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.