24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/08/2022

Fake news nas eleições: WhatsApp ainda é a plataforma mais preocupante, avalia Pablo Ortellado

Foto: Reprodução

Apesar dos esforços para conter desinformação, dificuldade de rastreamento de mensagens na plataforma proporciona maior brecha na disseminação de notícias falsas.

O ministro Alexandre de Moraes toma posse da presidência do TSE nesta terça (16) – mesma data em que começa oficialmente a campanha eleitoral.

 

Com isso, Moraes assume a missão de "enxugar gelo" ao tentar conter a desinformação durante a corrida à Presidência. É o que avalia Pablo Ortellado, coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital e professor da USP. Para o especialista, o WhatsApp segue como a plataforma mais preocupante em seu potencial de disseminação de mentiras por conta da dificuldade de rastreamento das mensagens. 

 

"O WhatsApp viraliza mensagens e você não consegue saber a autoria", diz. Você sabe a pessoa que estava fazendo os últimos passos da distribuição. São inocentes úteis [...] pessoas de boa fé acreditando naquele conteúdo e passando para a família. Você não tem os instrumentos para pegar o começo da cadeia."

 

Veja também

 

Datacenter da Prefeitura do Rio segue fora do ar após ataque hacker

 

Marcola diz que 'maior medo' é que filho de 13 anos entre para o crime

Na disputa entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) nas redes, importa menos o número individual de seguidores e mais o tamanho do exército de influenciadores a serviço de cada um, avalia o pesquisador.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Em conversa com Renata Lo Prete, o colunista do jornal "O Globo" pondera que ataques entre candidatos sempre existiram. A grande novidade é a ofensiva de um deles contra as regras do jogo. “O elemento mais preocupante são os ataques ao sistema eleitoral”, diz.

 

Fonte:G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.