24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
09/08/2022

Falso: soprar algodão para fazer espuma com água micelar a fim de limpar o rosto é ineficaz

Foto: Reprodução

Uma maneira diferente de usar água micelar, produto que serve para limpar a pele, viralizou no TikTok. O método consiste em soprar um algodão bastante molhado com a água, que libera uma espuma com a qual as pessoas limpam o rosto. No entanto, de acordo com a dermatologista Sabrina Negro, essa prática faz com que a substância perca sua eficácia e oferece riscos à saúde.

 

“Isso não faz nenhum sentido, porque na saliva tem bactérias e enzimas digestivas. Imagina se uma amiga sopra [o algodão] e passa a espuma na cara da outra, isso pode disseminar doenças. Além disso, acaba tirando a eficácia do produto”, afirma a especialista.

 

Ela explica que a água micelar recebe esse nome porque contém micelas, partículas com propriedades que removem as impurezas. “São pequenas bolinhas que, de um lado, têm afinidade pela água e, do outro, pelo óleo presente na nossa pele, removendo, assim, as sujidades”, descreve.

 

Veja também

 

11 alimentos que podem amenizar a cólica menstrual

 

ENDOMETRIOSE: entenda o que é a doença de Anitta, seus sintomas e tratamentos

 

Sabrina também destaca que a água micelar não é um produto essencial para os cuidados com a pele - ao contrário do protetor solar. “Pode ser usada por quem deseja uma limpeza mais profunda, seja por causa da acne ou para tirar a maquiagem”, exemplifica. “A aplicação precisa ser diária e, mesmo assim, o sabonete continua sendo necessário”, destaca.

 

APLICAÇÃO DEVE SER DELICADA, SEM ESFREGAÇÃO

 

A dermatologista ainda orienta sobre qual a melhor forma de fazer a aplicação da água micelar: “Com disco de algodão, diretamente no rosto, de forma bem delicada, sem esfregar demais”, afirma ela.

 

A dermatologista lembra que o produto também pode ser encontrado em lenço umedecido e spray. Ainda segundo ela, embora existam no mercado várias versões desse item de higiene e indicações específicas para diferentes tipos de pele, essas características são irrelevantes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Esses detalhes modificam pouco [a eficácia]. É mais um apelo de marketing. Todas as águas micelares vão limpar a pele. O importante é fazer uma limpeza suave e sem fricção”, enfatiza. 

 

Fonte: R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.