19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
21/10/2021

Fórum Estadual das Casas Legislativas começa com palestra magna de presidente da OAB Amazonas

Foto: Divulgação

Fórum Estadual das Casas Legislativas começa com palestra magna de presidente da OAB Amazonas

O 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), que tem como tema “Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro”, abrirá com a palestra magna do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Lima Choy, que discorrerá sobre as últimas reformas política e eleitoral.

 

O evento é realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), nos dias 21 e 22, na sede do Poder Legislativo.

 

Marco Aurélio Lima Choy é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). A palestra, que acontecerá na quinta-feira (21), a partir das 15h30, discorrerá sobre as Reformas Políticas e Eleitorais, aprovadas no Congresso, e os desdobramentos nas eleições do ano que vem.

 

Veja também

 

Profissionais da educação homenageados com Medalha do Mérito Educacional, na Assembleia

 

Deputado Álvaro Campelo faz novo apelo para o reforço da segurança nos bairros de Manaus

 

Na sexta-feira (22), a partir das 8h30, a palestra inicial será ministrada pela Dra. Fabiana de Menezes Soares, com o tema “Desafios para uma boa legislação: existe receita de bolo?”. Formada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem mestrado e doutorado em Direito na mesma instituição, além de pós-doutorado na Universidade de Gênova, na Itália. Atualmente é professora da Faculdade de Direito/UFMG, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Observatório para qualidade da Lei” e do Laboratório de Legislação e Políticas Públicas (LegisLab) da UFMG.

 

O vereador de Manaus, Fransuá Matos (PV), ministrará a palestra “A motivação para servir”, a partir das 10h15. O parlamentar municipal é doutorando em Administração pela Universidad de La Empresa (UDE), Mestre em Engenharia de Produção (UFAM), Especialista em Marketing (Ufam) e co-autor dos livros: Manual em Sistema de Informações e Administração de Materiais pela Editora da UEA.

 

A partir das 10h45min, o doutor em esfera pública digital Felipe Nunes, falará sobre “Popularidade Digital: como medir e melhorar seu trabalho”. Felipe Nunes é formado em Ciências Sociais pela UFMG, mestre em Ciências Políticas pela UFMG e pela Universidade da Califórnia e doutorado em Ciência Política pela mesma universidade norte americana.

 

Com o tema “Estratégias para o fortalecimento do Poder Legislativo”, o doutor em Ciências Políticas Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos falará a partir das 14h. Manoel Santos tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela UFPE.

 

A partir das 15h45, o especialista em marketing digital e inteligência de dados, Rodrigo Salabá Gadelha, falará sobre “A chave do marketing político para mandatos”. Rodrigo Gadelha é graduado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e é doutorando do programa de pós-graduação da Universidad Kenedy, da Argentina.

 

Interação com as Casas Legislativas municipais

 

O Fórum, que pretende debater com os representantes parlamentares o papel das Câmaras e temas relacionados às atividades legislativas municipais, é direcionado a vereadores, prefeitos e servidores públicos das Câmaras Municipais do Estado.

 

“Nosso objetivo com o evento, que é inédito no parlamento estadual, é oportunizar aprimoramento aos vereadores do Amazonas para facilitar suas atuações como parlamentares com o intuito final de beneficiar a população amazonense”, explicou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV).

 

A diretora do CCOTI, Eliane Ferreira, complementa que o Centro auxilia os parlamentares municipais na orientação para a atualização de leis, como Lei Orgânica, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Regimento Interno das Câmaras Municipais, além de fornecer cursos de produção legislativa. “O Fórum tem como finalidade fortalecer a ligação entre a Aleam e as Câmaras Municipais”, resume.

 

 

Programação do 1º Feclam

 

Quinta-Feira, 21 de outubro

 

Credenciamento: 14 às 14h45


Abertura: 15 horas


Palestra Magna: 15h35 às 16h35
Palestrante: Marco Aurélio Lima Choy, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas

Tema: “As reformas política e eleitoral”

 

Sexta-Feira, 22 de outubro

 

Credenciamento: 8h


Palestra: 8h30 às 10h

Palestrante: Dra. Fabiana de Menezes Soares (UFMG)

Tema: “Desafios para uma boa legislação: existe receita de bolo?”

 

Palestra: 10h15 às 10h45

Palestrante: Fransuá Matos, vereador de Manaus

Tema: “A motivação para servir”

 

Palestra: 10h45 às 12h

Palestrante: Dr. Felipe Nunes (UFPE), doutor em esfera pública digital

Tema: “Popularidade Digital: como medir e melhorar seu trabalho”

 

Almoço: 12h

 

Palestra: 14 horas às 15h30

Palestrante: Dr. Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos, doutor em Ciências Políticas

Tema: “Estratégias para o fortalecimento do Poder Legislativo”

 

Coffee break de 15 minutos

 

Palestra: 15h45 às 16h30

Palestrante: Rodrigo Gadelha, especialista em marketing digital e inteligência de dados

Tema: “A chave do marketing político para mandatos”

 

Solenidade de Encerramento: 16h30 às 17h30

 

Coquetel de Encerramento: 17h30

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Inscrições

 

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site http://al.am.leg.br/feclam/inscricoes. Basta preencher as informações pessoais para validar a participação no evento. As vagas são limitadas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.