29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
13/03/2020

FCecon oferece serviço de estomoterapia a pacientes com câncer

Foto: Luís Mansueto/FCecon

FCecon oferece serviço de estomoterapia a pacientes com câncer

Proporcionar qualidade de vida e diminuir o tempo de internação do paciente com câncer, ao ajudá-lo no tratamento de feridas causadas pela doença e de úlceras por pressão. Essas são algumas atividades desenvolvidas dentro da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) pelo serviço de estomoterapia. A unidade hospitalar possui mais de 300 pacientes que utilizam esse tipo de tratamento.

 

A estomoterapia é uma atividade exclusiva do enfermeiro, voltada para os cuidados com a pele e o tratamento de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos e cateteres, por exemplo. Na FCecon, esse trabalho é desenvolvido pela Comissão de Cuidados com a Pele, com o apoio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a fim de evitar a contaminação e as infecções hospitalares.

 

O paciente Davi Simão Benoliel, 68 anos, é um dos beneficiados pelo serviço de estomoterapia. Ele explica que há 10 anos apresenta uma ferida no pé esquerdo. Atualmente, Benoliel realiza tratamento com laserterapia – terapia que acelera o processo de cicatrização –, melhorando, consideravelmente, a dimensão da lesão e garantindo-lhe qualidade de vida. “Iniciei o procedimento no mês de julho de 2019, e, hoje, é visível a diminuição da ferida”, destaca.

 

Veja também

 

FCecon recepciona quatro novos médicos residentes

 

FCecon dá continuidade a projetos que humanizam atendimento em 2020

Conforme o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, esse tipo de serviço é comum em hospitais que lidam com o câncer, entre eles o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Hospital A.C Camargo. Segundo ele, isso se deve ao fato da doença causar feridas que afetam a vida do paciente, parentes e amigos. “Tratando essas feridas podemos dar mais qualidade de vida ao paciente”, frisa.

 

Treinamentos – Enfermeiro estomoterapeuta, Ricardo Sérgio Xavier Pinto explica que a Comissão de Cuidados com a Pele, NSP e CCIH, capacitam técnicos de enfermagem para auxiliarem os enfermeiros no tratamento das feridas causadas pelo câncer. Ele informa que esses profissionais prestam assistência no Ambulatório, Urgência e Emergência, Pediatria, Cuidados Paliativos e Enfermarias.

 

“Os casos mais complexos são acompanhados pelos enfermeiros estomoterapeutas. É analisado, por exemplo, o tipo de lesão e os produtos necessários para tratá-la. O sucesso da assistência vai depender do trabalho multidisciplinar, que envolve enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, e, assim, possibilitando a melhora do quadro clínico do paciente”, pontua Ricardo Xavier.

 

Feridas oncológicas – Infelizmente, conforme Ricardo Xavier, as feridas causadas pelo câncer são incuráveis, devido à característica da doença. Todavia, ele explica que é possível amenizar o processo de evolução quando tratamentos complementares são inseridos, por exemplo, Quimioterapia, Radioterapia, Hormonioterapia, além do acompanhamento multiprofissional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.   

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“As feridas causadas pelo câncer são diferentes das lesões por pressão ou das fístulas, que são curáveis. Porém, ao tratarmos essas feridas é possível diminuir os traumas, como a depressão. Isso ocorre porque muitos pacientes se isolam e/ou são isolados da sociedade e na sua própria casa, devido ao odor e as deformidades causadas pelas lesões”, lamenta Ricardo Xavier. 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.