20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
09/05/2022

Federação Amazonense de Futebol confirma eleições para presidente em setembro

Foto: Reprodução

Edital de convocação foi divulgado no último sábado. Pleito acontece no dia 23 de setembro deste ano após briga judicial

Está definido! As eleições para a presidência da Federação Amazonense de Futebol acontecerão no dia 23 de setembro deste ano. Desta vez, a própria FAF, através do presidente em exercício, Dr. Pedro Augusto, divulgou o edital de convocação, no último sábado.

 

O pleito acontecerá após a atual gestão da FAF e a chapa presidida por Ednaílson Rozenha brigarem na justiça. As eleições, anteriormente, estavam marcadas para ocorrer no último dia 5 de maio e apenas a chapa de Rozenha estava inscrita.

 

A eleição foi suspensa pouco antes de começar depois de uma decisão judicial, assinada pelo juiz Roberto Santos Taketomi. A FAF alegou que algumas ligas não estavam aptas para assinar o documento que autorizava o pleito. Um dia depois, o mesmo juiz revogou a decisão.

 

Veja também

 

Nova reviravolta: após suspender eleição da FAF, juiz reconsidera decisão e permite pleito

 

São Raimundo joga melhor e vence o Trem-AP na Colina

 

Nessa nova assembleia eletiva, os candidatos podem escrever suas chapas até o dia 20 de setembro, na secretaria da FAF. As eleições acontecerão em duas chamadas, às 9h e 10h.

 

ENTENDA PORQUE A ELEIÇÃO PAROU NA JUSTIÇA

 

Como a FAF não convocava eleições, no dia 22 de abril as ligas e os clubes realizaram uma Assembleia Geral Extraordinária. A FAF, que não participou, entrou na Justiça Comum e alegou que a convocação era ilegal e ilegítima, visto que toma os poderes do presidente e viola o estatuto da federação.

 

Em primeira instância, o juiz plantonista do TJ-AM, Francisco Carlos G. de Queiroz, decidiu favorável à federação e anulou as eleições. No mesmo dia, as ligas recorreram e o desembargador plantonista Lafayette Carneiro Vieira Júnior derrubou a liminar da FAF e decidiu que as eleições poderiam ocorrer.

 

Na sequência, no dia 26 de abril, a FAF recorreu mais uma vez, na tentativa de anular as eleições. Mas o desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes decidiu favorável às ligas e, mais uma vez, manteve as eleições. Já nesta quinta, veio a decisão do Juiz Roberto Santos Taketomi, que suspendeu o pleito.

 

CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES DA FAF

 

As eleições foram definidas após as ligas e mais cinco clubes convocarem uma Assembleia Geral Extraordinária, no último dia 22 de abril. No total 34 entidades filiadas à FAF assinaram o documento. Destes, cinco clubes profissionais: Princesa do Solimões, São Raimundo-AM, CDC Manicoré, Penarol-AM e Tarumã.

 

Atualmente, o presidente em exercício da FAF é Pedro Augusto, vice-presidente de Dissica Valério Tomaz, que comanda a entidade há mais de 30 anos. Pedro assumiu, de maneira não oficial, após Dissica se afastar por questões de saúde.

 

Na eleição que ocorreria nesta quinta-feira, apenas a chapa "A mudança vai chegar", com Ednaílson Rozenha, ex-presidente do Fast, e Eufrásio Filho, estava inscrita. A outra chapa "Será Por Ti Futebol Amazonense", do presidente de honra do Manaus, Luis Mitoso, com o vice presidente da FAF, Pedro Augusto, não se inscreveu.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

CONFIRA O EDITAL PARA A PRESIDÊNCIA DA FAF

 

Edital FAF — Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.