29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
18/04/2023

Feijão engorda? Conheça mitos e verdades sobre a leguminosa

Foto: Reprodução

O feijão é um dos alimentos mais tradicionais da culinária brasileira. Ele é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Porém, apesar dos inúmeros benefícios, existem alguns mitos sobre o alimento.

 

Segundo a engenheira de alimentos Ana Rachel, diretora de operações da fábrica de alimentos Combrasil, alguns desses conceitos errados estão afastando os brasileiros desse prato tão tradicional.

 

“Feijão é o alimento mais plural, democrático e completo e todo brasileiro precisa ter na dieta. Basta uma concha do grão para você ter acesso aos benefícios, é a quantidade diária recomendada”, destaca Ana Rachel.

 

Veja também 

 

O que é mais calórico hambúrguer ou sushi?

 

Mirtilo: quais os benefícios desse fruto?

Confira alguns mitos e verdades sobre o alimento:

 

FEIJÃO ENGORDA?


Mito. O feijão não engorda. “O feijão não te faz ganhar peso. Na verdade, pelo alto índice de fibras solúveis que tem e a alta fonte de proteína, esse amido faz perder peso e não ganhar”, afirma Ana.

 

FEIJÃO É RICO APENAS EM FERRO?


Mentira. O feijão é muito mais do que rico em ferro. Ele também contém: 1) fibras, que combatem a constipação e auxiliam na evacuação; 2) minerais e vitaminas, que ajudam na prevenção de doenças como diabetes e anemia e 3) antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento celular.

 

FEIJÃO PODE FAZER PARTES DE DIETA?


Verdade. O feijão pode estar presente em qualquer tipo de dieta. A leguminosa combinada com arroz é uma excelente fonte de nutrientes. O corpo humano precisa de 20 aminoácidos para manter a saúde em equilíbrio e funcionar corretamente, dez deles são encontrados na mistura arroz com feijão.

 

É PRECISO DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO?


Verdade. Antes de cozinhá-lo, é importante deixar o feijão de molho, entre oito a 12 horas, para eliminar substâncias que prejudicam a absorção de nutrientes. Também é recomendado deixá-lo de molho para retirar possíveis toxinas agrotóxicas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram 

 

O PROCESSO DE PRODUÇÃO E ESCOLHA DOS GRÃOS IMPACTA NUTRIENTES?


Sim. “A seleção dos grãos é fundamental para a obtenção de um produto saudável, pois é necessário retirar os grãos defeituosos e deixar apenas os sadios, que são classificados como grão de feijão tipo 1, conforme a legislação”, explica a engenheira de alimentos.

 

Fonte: Metrópoles
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.