24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
22/04/2023

Fim de semana deve ser marcado por frio intenso e chuva na maior parte do país

Foto: Reprodução

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas do Norte ao Centro-Oeste do país, bem como para quedas de temperatura em Minas Gerais, litoral sul paulista e Região Sul.

O fim de semana deve ser marcado pelo frio intenso e chuva na maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados grandes acumulados pluviométricos no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, além de geadas no Sul do país.

 

O motivo? Tudo isso por causa de uma massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil desde quarta-feira (19) e que derrubou as temperaturas em todo o país no feriado prolongado de Tiradentes.


Efeito - amplitude térmica: Segundo Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, a massa trouxe a chuva para São Paulo nos últimos dias favorecendo a "amplitude térmica": madrugadas e manhãs frias com tardes mais quentes por causa do predomínio do sol e pouca nebulosidade, o que é comum no outono.

 

Veja também 

 

US$ 130 bilhões/ano: o preço de acabar com o desmatamento global

 

Arara-azul-de-lear nasce no Zoo São Paulo com ajuda de biólogos que salvaram ovo trincado

Diferença de 10°C: Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a amplitude térmica (ou seja, a diferença entre a mínima e a máxima) está em torno dos 10°C nos últimos dias. Em Campo Grande, no domingo (22), a mínima deve ser de 14°C e a máxima de 28°C.


Até quando? A massa de ar polar começa a perder força neste domingo (23), e a friaca não vai predominar no Sudeste ao longo da semana.

 

O meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Cepagri/Unicamp, explica que a atual massa de ar é bastante estável e seca, favorecendo a condição de céu claro, com nuvens esparsas, proporcionando o ambiente ideal para uma amplitude térmica maior.

 

Já a neve e a chuva congelada que marcaram a passagem da massa polar na semana foram registradas em Santa Catarina na quarta-feira (19). Essa foi a quinta vez que o estado teve neve no mês de abril desde 1999.

 

FÃS DO FRIO NÃO DEVEM CRIAR EXPECTATIVAS


Apesar de parecer uma perspectiva promissora para os fãs do frio, o outono deve ser bastante característico, oscilando períodos mais gelados com outros mais amenos. Neste momento, o tempinho com cara de inverno não deve durar muito.

 

De acordo Bruno, neste domingo (23) essa massa de ar vai se afastar logo, adentrando sobre o Oceano Atlântico e perdendo influência no continente.

 

"As temperaturas ainda ficam amenas, mas voltam a subir gradativamente depois disso", explica o meteorologista.


Segundo o Inmet, há um alerta para chuvas intensas do Norte ao Centro-Oeste do país, bem como para quedas de temperatura em Minas Gerais, litoral Sul de São Paulo e no Sul do país.

 

ONDE A CHUVA VAI APARECER?


A chuva deve persistir especialmente no norte do Espírito Santo, no Vale do Jequitinhonha e, na Bahia, no oeste, sul, sudoeste e no litoral sul – área que abrange desde o município de Porto Seguro até o extremo sul do estado. Essa área pode registrar os maiores volumes de chuva, superando 100 milímetros (mm) em locais pontuais.

 

NEVE EM SANTA CATARINA


O fenômeno foi registrado por volta das 21h da quarta-feira (19) em Bom Jardim da Serra. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo, no momento da neve, as temperaturas ficaram por volta dos 2ºC. Essa foi a quinta vez que nevou em Santa Catarina no mês de abril desde 1999, ano em que o órgão passou catalogar dados de neve no Estado.

 

"Tivemos, por enquanto, dois tipos de precipitação invernal, pelas análises dos vídeos que chegaram para nós: chuva congelada e chuva congelante", informou a equipe de meteorologia da Defesa Civil.

 

Chuva congelada ocorre quando a neve que cai se transforma em água e depois congela novamente, atingindo o chão em formato de neve.
Chuva congelante é quando as gotas caem, mas nada fica molhado porque a gota congela quando toca a superfície.

 

Veja abaixo a previsão de chuvas por região entre os dias 17 e 24 de abril:

 

Região Norte: São previstos volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em grande parte do Amazonas, norte do Amapá e Roraima, além das áreas do centro-norte e sudoeste do Pará e oeste de Rondônia. A previsão é de pouca chuva no Acre, grande parte de Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará, com valores abaixo de 50 mm.


Região Nordeste: Chuvas intensas com volumes que podem ultrapassar 70 mm são esperadas no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e na faixa oeste e sul do Ceará. Em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados devem ficar entre 10 e 70 mm.
Região Centro-Oeste: A previsão indica volumes expressivos, podendo ultrapassar 70 mm em áreas do norte do Mato Grosso, nordeste de Goiás e áreas centrais e norte do Mato Grosso do Sul.


Região Sudeste: Estão previstos acumulados de chuvas maiores que 80 mm em áreas centrais e litoral de São Paulo, centro-norte e sudeste de Minas Gerais, devido à presença de áreas de instabilidade no início da semana e, no decorrer dos dias. Além disso, a passagem de um sistema frontal irá contribuir com chuvas expressivas entre os dias 19 e 22/04. Já nas áreas do triângulo Mineiro e centrais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ocorrerá pouca chuva, menor que 50 mm.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Região Sul: As chuvas intensas, com acumulados maiores que 60 mm, devem afetar áreas do centro-oeste e sul do Paraná, além do extremo nordeste de Santa Catarina. A partir do dia 19 os ventos associados a um ciclone frontal se intensificam entre o mar e o leste da região.
 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.