20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
13/12/2022

Fiscais da Arsepam garantem segurança na perfuração de tubulação de gás natural para empresa do Polo Industrial

Foto: Moisés Henrique/Arsepam

Trabalhos da Cigás foram acompanhados por engenheiros da Agência Reguladora

Os engenheiros do Departamento de Recursos Energéticos (Dere) da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) acompanharam, na segunda-feira (12/12), a perfuração de uma tubulação de gás natural (GN) para uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM), que produz soluções em poliestireno expandido e que passará a utilizar o GN em suas operações.

 

A perfuração foi realizada por meio do Método Não Destrutivo (MND), conhecido como furo direcional, por uma terceirizada contratada pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária de serviços públicos no estado que atua na distribuição e comercialização de GN para os mais diversos segmentos.

 

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, explicou que os engenheiros do Dere são sempre informados pela Cigás sobre as obras de implantação e manutenção da rede dutoviária.

 

Veja também

 

Ações do Idam e parceiros priorizam a regularização ambiental

 

Grupo desmata área de preservação no Distrito Federal; máquina avaliada em R$ 1 milhão foi apreendida

 

Ainda segundo o gestor, as equipes da autarquia realizam inspeções e fiscalizações na rede, monitorando as sinalizações horizontais e verticais, e acompanhando o cronograma de obras da Cigás, contribuindo para a execução correta de todas as normas técnicas.

 

“O número de clientes no segmento industrial tem crescido bastante aqui no estado do Amazonas, cumprindo o plano de expansão da Cigás, que a Agência Reguladora vem acompanhando de perto, fiscalizando as ações de ampliação da rede”, aponta João Rufino.

 

Conforme o diretor-presidente da Arsepam, são mais de 12 mil consumidores, entre os segmentos energético, industrial, comercial, residencial e o gás natural veicular (GNV). “São áreas que estão crescendo, com o objetivo de alcançarmos a universalização do GN no Amazonas, seguindo a determinação do governador Wilson Lima”, complementa.

 

TRABALHOS

 

Fotos: Reprodução

 

Na fiscalização realizada na segunda-feira, a Arsepam verificou se todos os profissionais envolvidos na perfuração estavam utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como se a sinalização da área da obra estava correta, de acordo com a Norma Técnica ABNT NBR 15071.

 

Além disso, as equipes da Agência Reguladora acompanharam todo o trabalho desenvolvido pelo inspetor de soldagem, técnico responsável por manusear o detector Holiday, utilizado na detecção de poros, furos ou trincas em revestimentos anticorrosivos; e do responsável pela operação da perfuratriz (máquina de furo). Os procedimentos seguem a Norma Técnica ABNT NBR 15280-2, que enfoca a construção e montagem de dutos terrestres.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

SOBRE O MÉTODO

 

O MND é um processo de instalação, reparação ou reforma de tubos, dutos e cabos subterrâneos. Ele diminui ou elimina a necessidade de escavações em obras. Realizado a partir de um plano de furo projetado pela Cigás, com a aplicação do método, basta uma pequena abertura na superfície para a realização da obra.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.