18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
08/07/2021

Flacidez: especialistas explicam o que é, como tratar e como evitar

Foto: Reprodução

Entenda como a idade e hábitos cotidianos podem evitar a perda de estrutura muscular

Visitas inocentes à geladeira pela madrugada, dias de verão fritando ao sol, quilinhos perdidos (ou ganhos) e, claro, idade avançando -- não tem jeito, ela chega para todas. Poderia estar enumerando vários sinais de que você está vivendo bem a vida, mas, como hoje o assunto é flacidez, estou também falando das causas dela. Primeiro de tudo, vale ressaltar que, apesar de não ser nossa melhor amiga, ela não é nossa inimiga! Por tudo que mencionei acima, podemos dizer que ela pode simplesmente ser um bom sinal de dias felizes -- e não há nada de errado com isso!

 

Porém, se você andou abrindo a geladeira mais do que gostaria (alô quarenteners), ou até esqueceu o protetor solar mais do que seu dermato recomendaria, pode ter ganho uma flacidez indesejada, ou, como o dermatologista Matheus Arantes explica: “perda de firmeza/sustentação da pele”. Ele ensina que existem dois tipos de flacidez: a tissular, que é a da pele propriamente dita, e muscular, ou ‘estrutural’, que ocorre por perda de massa muscular e aumento e reposicionamento de depósitos de gordura.

 

Ambas acontecem por alguns motivos: degradação e declínio na produção de colágeno e elastina, perda do tônus e atrofia muscular. “Além, da causa genética, que é associada ao envelhecimento natural da pele, outras causas de cunho comportamentais estão associadas à flacidez, como sedentarismo, tabagismo, exposição excessiva ao sol, ‘efeito sanfona’ e alimentação inadequada”, conta.

  

Veja também

 

Julho começa com energia no amor difícil de ser trabalhada

 

Olheiras profundas: preenchimento com ácido hialurônico tem efeito imediato. VEJA

 

 O dermatologista Alberto Cordeiro faz coro, dizendo que o declínio da produção de colágeno começa ao redor dos 25-30 anos, porém a sua degradação pode ocorrer em qualquer idade -- já que também acontece pela radiação ultravioleta e má alimentação (processo chamado de glicação). “No entanto, até os 25-30 anos esta degradação é contornada pelo nosso organismo pois a produção de colágeno ainda é alta. A partir desta idade, há redução na produção e os mecanismos reparatórios começam a ficar mais ineficientes”, resume.

 

Como evitar

 

Técnicas ajudam a resolver o problema de flacidez nos braços |  Entretenimento | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus 

 

Não dá para não envelhecer, mas mudar alguns hábitos cotidianos ajudam a evitar uma perda indesejada de sustentação. Matheus explica: “Os fatores genéticos são imutáveis, entretanto, os fatores comportamentais citados acima podem sim ser mudados. Como por exemplo, através da prática de exercícios físicos, evitar sol excessivo, tratamento do tabagismo e alimentação adequada”.

 

Além disso, é possível também suplementar e estimular a síntese de colágeno e ácido hialurônico, de forma a postergar a diminuição na produção desses elementos. “Os cuidados diários com a hidratação, proteção solar e saúde da pele são indispensáveis, mas também pode ser feita uma suplementação com um silício inteligente biodisponível, peptídeo de colágeno e ácido hialurônico”, conta a farmacêutica Adriana Volpe.

 

Como tratar

 

Especialistas explicam o que é flacidez e como prevenir (Foto: Getty Images)

Fotos: Reproduções

 

A boa notícia é que existem diversas formas de tratar a flacidez, se você quiser, com procedimentos mais ou menos invasivos e, dependendo do grau, é possível sim eliminá-la sem cirurgias. “As opções vão desde lasers, radiofrequência e ultrassom micro e macro focado, até injetáveis como hidroxiapatita de cálcio e ácido polilático. No mundo dos aparelhos, a supernovidade é o Inmode -- radiofrequência invasiva que estimula intensamente a produção de colágeno”, conta Alberto Cordeiro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Já Matheus Arantes revela que, pro corpo, sua técnica de beleza funcional utiliza bioestimuladores de colágeno (Radiesse) tanto no relevo, para tratar flacidez tissular, quanto esculpindo a forma do corpo ao criar estruturas (volumes) que simulam músculos e coxins gordurosos, revertendo a flacidez estrutural. “No rosto, utilizo o ácido hialurônico para criar estruturas e o ultrassom microfocado, que gera contraste negativo, "grampeando" a pele à estruturas mais profundas através do estímulo de colágeno, que trata de forma incrível a flacidez tissular”, finaliza.

 

Fonte: Quem 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.