24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
14/07/2021

Fraude na distribuição do Cartão Auxílio Enchente em Itacoatiara é apontada pelo Coordenador da Defesa Civil do município

Foto: Divulgação

O coordenador da Defesa Civil do município de Itacoatiara, Guilherme Almeida, preocupado com a falta de transparência e com a suspeita de mais um esquema de fraude na prefeitura de Itacoatiara, procurou o vereador Dr. Robson Siqueira (PV), para expor a real situação da distribuição do Cartão “Auxílio Enchente”, que estaria sendo entregue para pessoas não cadastradas pela Defesa Civil do município, mas para aquelas que constam no Cadastro Único e até pessoas já falecidas.

 

Na “Live” realizada nas redes sociais do vereador, Guilherme Almeida chegou a afirmar que o recurso direcionado para ajudar pessoas em vulnerabilidade social sequer chegou às famílias que residem no alagado, cuja a maioria delas são de comunidades ribeirinhas. Além disso, não foi sequer utilizado o plano de contingência elaborado pela coordenadoria em conjunto com outras entidades responsáveis. Junto com o cartão quase 3 mil cestas básicas também foram distribuídas.

 

“Infelizmente pessoas que estavam cadastradas não receberam o benefício e o que é pior, foram usados dados de pessoas falecidas e os comprovante de cadastro destas pessoas (2ª via) teriam sido jogadas no lixo. O sentimento é que fomos traídos, queríamos transparência. Se isso não tivesse acontecido não precisaria estar me expondo, estaria na minha casa com consciência tranquila”, desabafou Guilherme.

 

Veja também 

 

Governo do Estado envia grupo especial da Rocam para realizar a operação ‘Paz e Sossego’ no município de Pauini, interior do Amazonas. VEJA VÍDEO

 

Pleno julga inconstitucional lei de Iranduba que proíbe exigir revalidação de diploma estrangeiro

O vereador Dr. Robson Siqueira (PV) que intermediou a transmissão ao vivo em suas redes sociais, classificou a situação como ‘desumana’ e lembrou um dos seus discursos na tribuna da Câmara Municipal no qual havia alertado sobre o problema, uma vez que teria sido procurado por lideranças de comunidades que tinham o direito de serem contempladas e não foram.


“É uma situação desumana, que fere as pessoas mais vulneráveis. Chega a doer e nos faz pensar até que ponto vai chegar o ser humano? Muitas das vezes isso acontece como modo de satisfazer o próprio ego, em minha opinião, não tem explicação”, ponderou.

 

PRIMEIRO EPISÓDIO

 

Da Tribuna da Câmara Municipal de Itacoatiara, o vereador Dr. Robson Siqueira já havia manifestado preocupação com a forma de distribuição do cartão "Auxílio Enchente", isto porque, moradores das comunidades ribeirinhas como da Costa do Amazonas e do Rio Arari, relataram que pessoas residentes em terra firme estariam recebendo o benefício de maneira inapropriada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Diante desse fato, foi encaminhado um requerimento solicitando informações da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social para saber qual procedimento é usado para captação de beneficiários e com isso dar mais transparência no processo. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.