23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
28/05/2019

FVS-AM realiza capacitação de implantação de polos do Savvis no Amazonas

Foto: Reprodução

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, de terça-feira (28/05) a quinta-feira (30/05), treinamento de implantação de polos de Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Savvis), para 37 profissionais da saúde na Rede de Urgência, Emergência, Maternidade e UBS. O curso ocorre a partir das 8h, no auditório da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, na avenida Brasil, 1.335, bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

 

A capacitação vai combinar teoria sobre o papel do setor de saúde, vigilância e redes de atenção, além de aulas práticas com a equipe multidisciplinar do Savvis. Estarão presentes representantes de Itamarati, Japurá, Urucará, Itapiranga e outras instituições de Manaus.

 

Veja também 

Competição de tecnologia e inovação busca aprimorar serviços do cotidiano da cidade

 

De acordo com a diretora presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a implantação de rede de polos do Savvis nos municípios do Amazonas devem auxiliar não só no atendimento às vítimas de violência sexual, mas também no diagnóstico desses casos. “O treinamento vai facilitar a identificação dos casos de violência mesmo enfrentando, muitas vezes, barreiras de timidez e de ordem cultural”, afirmou Rosemary.

 

Para a gerente de Doenças Agravos e Doenças Não Transmissíveis (G’dants-FVS), Vera Lúcia Queiroz, que coordena o programa no estado, essa capacitação busca alinhar o fluxo do atendimento às vítimas. “É importante salientar que são vários tipos de violência, entre elas, a sexual, por isso é fundamental uma equipe multidisciplinar para fazer o acolhimento dessas vítimas no momento mais frágil vividos por elas”, salienta.

 

Programação

 

Serão abordados temas envolvendo aspectos psicológicos do primeiro atendimento à vítima de violência sexual; fluxo de atendimento; tráfico de seres humanos; Síndrome do Segredo e danos secundários; prevenção às ISTs, à gravidez indesejada e acompanhamento de pacientes.

 

A segunda turma do treinamento está programada para ocorrer de 27 a 29 de agosto, para profissionais de saúde de Careiro da Várzea, Nhamundá, Codajás, Anori, Canutama e, mais uma vez, de Manaus.

 

Haverá, ainda, a terceira turma planejada para acontecer, de 26 a 28 de novembro, para profissionais de saúde das cidades de Nova Olinda do Norte, Beruri, Manaquiri, Silves, Tefé e Manaus.

 

Após as capacitações, os representantes das Secretarias Municipais de Saúde estarão apitos para implantação dos serviços do Savvis nos seus respectivos municípios. Ao todo, serão 220 profissionais de saúde capacitados em 2019.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Vigilância

 

A Vigilância de Violências e Acidentes objetiva conhecer a magnitude e a gravidade de violências por meio da produção e difusão de informações epidemiológicas e definir políticas públicas de enfrentamento, como estratégias e ações de intervenção, prevenção, atenção e proteção às pessoas em situação de violência. Portanto, é necessária capacitação para toda a rede de saúde com intuito de atualizar os profissionais de saúde.

 

Com o objetivo de atender um maior número de profissionais da saúde que lida com esses casos, a FVS realiza de forma programada oficinas de violência, no interior, visando o fortalecimento da rede de proteção às vítimas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.