28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
24/08/2021

FVS-RCP investiga casos de Doença de Haff no município de Itacoatiara, interior do Amazonas

Foto: Reprodução

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu nesta terça-feira (24/08), a notificação de 11 casos suspeitos de doença de Haff/rabidomiólise, atendidos no Pronto Atendimento (UPA) e encaminhados para Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

 

Segundo a investigação da vigilância epidemiológica do município de Itacoatiara, os pacientes são 7 adultos, entre 43 e 60 anos, e 4 crianças, entre 3 e 12 anos de idade. Os casos foram atendidos entre os dias 22 e 23 de agosto na unidade de saúde do município.

 

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, informa que as causas das internações ainda estão sendo investigadas. “Por enquanto, não temos nenhuma condição de dizer se foi a ingestão de peixe ou qualquer outra etiologia. Essa doença tem várias causas, desde o uso de medicamentos, o esforço físico exagerado, traumas, doenças virais; então, é uma série de situações que temos de investigar para verificar qual delas está associada à doença de Haff”, disse.

 

Veja também

 

Incêndio destrói casa de madeira e criança de seis anos sofre queimaduras de 2º e 3º graus no município de Coari, interior do Amazonas

 

Equipe de plantão frustra fuga em massa da carceragem da 41ª Delegacia Interativa de Polícia de Urucurituba, interior do Amazonas

Cristiano salienta que há intenção de enviar uma equipe ao município para dar sequência às investigações nos próximos dias. “Vou mandar uma equipe a Itacoatiara para termos melhor detalhamento e deste modo podermos nos posicionar sobre uma possível causa da doença”, informou.

 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui investigação de surtos por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs- Amazonas).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
 

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.