24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
23/06/2022

Gafanhotos são capazes de detectar câncer de boca, afirma pesquisa

Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriram que o cérebro de gafanhotos é capaz de reconhecer gases emitidos por três tipos de células cancerígenas presentes em tumores na boca. Os insetos também conseguiram diferenciar amostras de pacientes sem câncer.

 

Segundo os cientistas, o reconhecimento do câncer foi feito rapidamente, e com bastante eficácia. A pesquisa foi publicada apenas em pré-print, e ainda não foi revisada pela comunidade científica.

 

O teste foi feito colocando eletrodos no cérebro dos gafanhotos. Em seguida, as amostras foram liberadas na região da antena dos insetos, área onde os odores são detectados. Foi observado que as amostras com câncer desencadearam reações diferentes no cérebro dos insetos.

 

Veja também

 

Os sintomas de câncer no esôfago que não devemos ignorar

 

Como vírus podem ser armas poderosas para a cura do câncer

 

Não se sabe se os resultados seriam semelhantes em outros tipos de câncer, e se os insetos também reconheceriam o câncer na urina, na respiração ou no suor dos pacientes. Atualmente, o teste é feito com amostra recolhida com swab na boca do paciente e o diagnóstico sai em até 10 dias.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Porém, os insetos usados no experimento não sobrevivem depois de ter o cérebro aberto para o teste. Um dos principais problemas deste tipo de estudo é a dificuldade em aplicá-lo na vida real. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.