16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
25/01/2020

Garrafa que teria sido usada como proteção contra bruxas é encontrada nos EUA

Foto: Reprodução

O artefato, que está cheio de pedaços de unhas, foi localizado em um sítio arqueológico no estado norte-americano da Virgínia. Segundo especialistas, objetos do tipo eram utilizados para proteção contra bruxaria

Um artefato centenário encontrado em uma rodovia no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, intrigou pesquisadores Universidade William & Mary: uma garrafa cheia de restos de unhas humanas. O achado estava em um sítio arqueológico no qual especialistas buscam por pistas sobre a Guerra Civil do país, que ocorreu entre 1861 e 1865.

 

Como relataram em uma declaração à imprensa, os especialistas acreditavam que a garrafa nada mais era que um local onde os soldados depositavam os restos de suas unhas após cortá-las. Entretanto, foi analisando o objeto e o contexto histórico da época mais afundo que os pesquisadores concluíram que aquela provavelmente era uma "garrafa de bruxa".

 

Essas garrafas eram amuletos utilizados por ingleses do século 17, quando a Europa temia ser dominada por bruxas. Esses objetos eram utilizados como proteção contra bruxas ou até uma forma de curar aqueles "contaminados por bruxaria".

 

Veja também

 

Kamala e Amala: conheça a bizarra história das meninas que foram criadas por lobos na índia

 

Estimulantes ou bizarros? 5 brinquedos sexuais antigos que causam arrepios

Dentro delas eram colocados alfinetes, unhas, espinhos, cabelo, dentes humanos, anzóis, pedaços de vidro e até urina. Segundo um estudo de 2012, acreditava-se que o xixi atraía as bruxas, que, quando entravam na garrafam ficavam presas pelos alfinetes. Depois de prontos, esses artefatos eram colocados perto da lareira da casa, por onde essas mulheres entravam, de acordo com a crença popular.

 

"Garrafa de bruxa" encontrada em fortificação da Guerra de Secessão nos EUA (Foto: Robert Hunter/William

"Garrafa de bruxa" encontrada em fortificação da

Guerra de Secessão nos EUA

 

Enquanto quase 200 garrafas de bruxa foram documentadas na Grã-Bretanha, menos de uma dúzia foi encontrada nos Estados Unidos até hoje — por lá, o hábito chegou algumas décadas depois, após a colonização. "Esse é um bom exemplo de como um artefato singular pode falar muito", disse Joe Jones, um dos pesquisadores, em comunicado.

 

Exemplo de garrafa de bruxa, utilizada para proteção contra feiticeiras e como cura contra bruxarias (Foto: Wikimedia Commons)

Exemplo de garrafa de bruxa, utilizada para proteção contra  feiticeiras

e como cura contra bruxarias  (Fotos: Reprodução)

 

A garrafa foi encontrada perto de uma lareira de tijolos e foi produzida por uma engarrafadora no estado da Pensilvânia. Para o pesquisador, isso é particularmente interessante, pois corrobora a hipótese de que fortificação em que o artefato foi descoberto provavelmente fora ocupada pela cavalaria daquela parte dos EUA.

 

"É realmente uma cápsula do tempo que representa a experiência das tropas da Guerra Civil, uma janela diretamente para o que esses caras estavam passando ocupando essa fortificação neste período de tempo", observou Jones.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Não há como saber com certeza se o artefato é um encanto contra espíritos malignos ou apenas uma garrafa cheia de unhas, pois o objeto está quebrado no topo e, se havia algo a mais ali dentro, é impossível saber. "Talvez as unhas na garrafa tenham sido colocadas lá não por homens alistados usando a garrafa como um recipiente conveniente, mas por um oficial que se sentiu especialmente ameaçado em ocupar um território hostil", observou Jones. 

 

GALILEU

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.