25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
24/06/2022

Gerência de Controle Florestal do Ipaam realiza palestra para turma de Engenharia Florestal da Ufam

Foto: Jadson Lima/ Ipaam

Os finalistas do curso assistiram palestra sobre licenciamento florestal

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Controle Florestal (GECF), recebeu na sexta-feira (24/06), a visita de alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para palestra voltada ao licenciamento florestal.

 

A atividade surgiu da parceria que o órgão tem com a universidade, a apresentação sobre os procedimentos técnicos e protocolos, para o licenciamento de plano de manejo florestal sustentável, é direcionado para as turmas do curso de Engenharia Florestal da Ufam, a partir do 8° e 9° períodos.

 

O engenheiro florestal da GECF, Felipe Rodrigo Anjos Cruz, que ministrou a palestra, conta que durante a pandemia, essa atividade era realizada de forma remota e ressalta a importância dessa prática para o currículo dos futuros engenheiros.

 

Veja também

 

Em Parintins, Ipaam dá apoio ao Curso de Capacitação de Brigadista Florestal

 

Ipaam promove Oficina para Nivelamento dos Procedimentos Exigidos pelo órgão

 

“A cada semestre o professor entra em contato conosco e realizamos a palestra com eles, por causa da pandemia não estávamos conseguindo fazer presencial. É importante os alunos conhecerem o nosso dia-a-dia como profissionais da engenharia florestal, como funcionam todos os procedimentos na prática e como proceder com os processos, tanto na esfera administrativa quanto técnica, em relação ao manejo florestal”, aponta Felipe.

 

Segundo o professor do curso de engenharia florestal da Ufam, Alberto Pinto, a visita técnica referente à disciplina de Manejo Florestal Madeireiro, tem o objetivo de trazer aos alunos uma noção de todo o protocolo de elaboração e execução dos planos de manejo dentro do órgão e conhecer as etapas que ele passa para que possa ser aprovado.

 

“O nosso objetivo é que eles tenham essa visão, da necessidade de aferição de documentação controle de área para que eles possam executar essa atividade e ter uma formação completa na parte de engenharia florestal”, explica o professor.

 

Jeandria Picanço, aluna do curso e estagiária há seis meses na GECF, diz que a visita é muito importante para todos os alunos, pois de maneira geral, durante a pandemia, a turma não teve a oportunidade de realizar atividades práticas. A aluna destaca a importância de atividades como essa e ressalta a sua experiência pessoal na gerência.

 

“Minha experiência no curso até agora, foi mais relacionada à pesquisa e não a parte de empreender ou ser consultor. Então, para mim é muito importante essa iniciativa do professor, pois aprendemos como o Ipaam funciona. Digo isso, porque, antes de entrar como estagiária, não tinha a mínima ideia de como tudo isso funcionava”, relembra.

 

Lariany Falcão, que está no 10° período, tem grande interesse em atividades práticas pois acredita que a teoria precisa está alinhada com a prática.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Com a visita conseguimos ver quem são esses profissionais e como eles fazem o trabalho. Isso é muito importante porque na sala de aula entendemos o que pode ser feito, mas não entendemos como é feito”, relata a aluna. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.