23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
27/11/2019

Gincana Ambiental coleta quase uma tonelada de resíduos na Compensa

Foto: Divulgação

Junto com a premiação dos campeões, os participantes compartilharam a experiência que mudou a visão da maioria sobre o significado da reciclagem

Depois de 22 dias de coleta seletiva e quase uma tonelada de resíduos reunidos, os alunos do Centro Educacional de Tempo Integral Áurea Braga, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, colheram os frutos da 1ª Gincana Ambiental – Jogando Limpo com a Natureza, nesta terça-feira (26).

 

Junto com a premiação dos campeões, os participantes compartilharam a experiência que mudou a visão da maioria sobre o significado da reciclagem, poluição, meio ambiente, natureza e até formação de caráter.

 

A aluna do 7º ano, Laysa Mirlane, de 12 anos, conquistou o 1º lugar na premiação individual e disse que a experiência de coletar 13,4 mil itens mudou a sua forma de ver o mundo. Mesmo que tenha contado com a ajuda da avó, dona Aurimar, de 66 anos, Laysa recolheu quase a mesma quantidade da turma do 9º ano, que ficou com o prêmio coletivo, com 15.982 itens.

 

Veja também

 

Aleam realiza nova edição do Programa Doador Legal

 

Wilson Lima recebe Bolsonaro em Manaus e, nesta quarta-feira, abrem Feira de Sustentabilidade do PIM

 

Tendo seu esforço reconhecido pelos colegas, que a aplaudiram muito, gritando seu nome, no auditório da escola lotado, Laysa se emocionou ao receber como prêmio uma TV da marca Samsung Full HD, de 43 polegadas. Ela mora no Beco João do Rio, na Compensa, com a avó, e pretende um dia se formar como veterinária ou pediatra.

 

À frente da turma do 9º ano, detentora do prêmio coletivo, a professora Ana Paula Teixeira Farias também foi agraciada com o 1º lugar na premiação entre os professores, e recebeu um vale-compras no valor de R$ 600,00 oferecido pelo Grupo Bemol. A turma foi premiada com uma visita às instalações da Recofarma, a fábrica da Coca-Cola em Manaus, e à empresa Brasil Coleta, uma das organizadoras do evento.

 

Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus, por meio da gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), e também pelas empresas Virrosas e Frigelo, a gincana envolveu dez turmas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, o que representa pelo menos a metade dos 985 alunos matriculados no Ceti Áurea Braga em 2019.

 

Foi a realidade do lixo que há anos vem poluindo o Igarapé do Franco que inspirou o empresário Pedro Monteiro, sócio-diretor da Virrosas e presidente em exercício do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus, a criar o projeto. A centenária fabricante do vinagre Virrosas está localizada justamente na fronteira dos bairros Santo Antonio e Compensa, e a poucos metros do igarapé, um dos remanescentes da bacia do São Raimundo.

 

“Quando o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus nos procurou e propôs a criação desse projeto, a intenção era aliar a educação ambiental com algo que pudesse se materializar também em atitudes contínuas e sustentáveis para inserir a logística reversa no cotidiano das pessoas”, disse a gerente e coordenadora de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Responsabilidade Social da FIEAM, Renée Fagundes Veiga.

 

Ao abrir a programação, nesta terça-feira, Renée Veiga pediu que os alunos ali presentes usassem a imaginação numa conta simples. “Com o nosso projeto, nós conseguimos coletar quase uma tonelada de resíduos. E se eu disser para vocês que a Secretaria Municipal de Limpeza (Semulsp) retirou do igarapé do Franco 227 vezes esse volume no curto espaço de janeiro a setembro deste ano. Eu sei que vocês vão pensar mais sobre isso a partir de agora”, disse Renée.

 

Uma parte importante na programação da Gincana, junto com a apresentação dos Garis da Alegria, grupo oficial de divulgação dos trabalhos da Semulsp, foi a distribuição de exemplares de uma cartilha de logística reversa pelo Sindicato de Alimentação e FIEAM. A partir dessa primeira experiência, segundo a gerente da FIEAM, a ideia é expandir para outras áreas da cidade, talvez até mesmo fazendo um evento bem maior e com todas as escolas de Manaus.

 

A participação ativa do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Manaus, desde a concepção até o financiamento do projeto, mostra, segundo Renée, o nível do engajamento das empresas do PIM na questão ambiental. Para ela, essa troca de experiências e ideias com o empresariado é muito gratificante, pois ajuda a compreender que as empresas atuam de maneira preventiva na minoração dos impactos ambientais e sociais de suas atividades.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Além do empresário Pedro Monteiro, a entrega dos prêmios aos vencedores da Gincana contou com a participação do gerente jurídico do Grupo Simões, Daniel Crepaldi Diaz, do diretor da Brasil Coleta, Fabiano Sá, e do secretário da Semulsp, Paulo Farias.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.