23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
14/08/2022

Golpe do pix oferece R$ 50 em comemoração ao Dia dos Pais. Entenda

Foto: Reprodução

Com a chegada do Dia dos Pais, comemorado neste domingo (14/8), um novo golpe tem usado uma mensagem fraudulenta no WhatsApp para extorquir pessoas, a partir do Pix, segundo monitoramento da empresa de tecnologia Kaspersky.

 

As vítimas recebem via WhatsApp uma mensagem: “Parabéns, você ganhou! Saldo de R$ 50,00”, com um link de um falso banco. Depois, são solicitados dados como o CPF ou celular para a suposta transferência. Assim, os criminosos têm acesso à chave Pix das vítimas.

 

Para parecer real, a página mostra diversos comentários no Facebook de usuários que supostamente teriam preenchido o formulário e ganhado o dinheiro. No entanto, as imagens são falsas segundo a Kaspersky.

 

Veja também

 

Golpe do PIX agendado: aprenda como não cair em armadilha

 

Como vítimas do golpe do Pix recuperam dinheiro perdido na Justiça

 

Em seguida, os criminosos pedem que a vítima compartilhe o link com outros sete contatos no WhatsApp para que receba o dinheiro ofertado. Depois disso, aparece uma tela para confirmar a chave Pix.

 

De acordo com a Kaspersky, a partir daí os dados da vítima passam a ser usados em golpes no WhatsApp, nos quais criminosos pedem dinheiro a familiares e amigos da vítima. Em outros casos, essas informações podem ser vendidas em mercados paralelos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Temos visto cada vez mais esquemas de phishing se utilizarem de datas especiais para enganar pessoas. Adicionar o compartilhamento em uma das etapas torna a fraude ainda mais perigosa, pois eles fazem com que a vítima envie o golpe para amigos e parentes, transmitindo credibilidade ao link fraudulento”, afirma Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.